14/11/2023
Birigui anuncia calendário de eventos para celebrar o Dia da Consciência Negra

Birigui realizará nos dias 16 a 20 de novembro, atividades alusivas a Consciência Negra, calendário que foi intitulado como Novembro Negro na cidade, com atividades gratuitas para a população. O evento é o primeiro realizado em homenagem do Dia da Consciência Negra, no município.

No dia 16, próxima quinta-feira, a partir das 19h30, o CEU das Artes – Centro de Artes e Esportes Unificados - irá receber o espetáculo “Negras Sementes”, do grupo de teatro Os Hedonistas.

No sábado, dia 18, serão duas atividades distintas. Das 8h às 12h, no IFSP (Instituto Federal de Sâo Paulo) Câmpus Birigui, ocorrerá o ZAY! Festival Afro-Brasileiro e Africano. Das 19h às 22h, Haverá Roda de Capoeira e Rap com o Grupo Integração Capoeira – Mestre Zé. Rapper Yel Lopes e DJ Dupeunuzbeats, na Praça Dr. Gama, Centro.

No dia 19, domingo, das 18h às 20h, o tradicional Palco do Povo será especial com os melhores sambas, para animar o público, no Parque do Povo. Além das atrações especiais, também haverá atividades para as crianças e a tradicional feira de artesanato.

Na segunda-feira, dia 20 de novembro, feriado estadual, a Banda Municipal estará tocando canções de artistas Negros Brasileiros, das 19h às 21h, na praça Dr. Gama.

As ações terão a participação da Prefeitura de Birigui, por meio das secretarias municipais se Cultura e Turismo (Secultur) e de Assistência Social, IFSP (Instituto Federal de São Paulo) Câmpus Birigui, Consecult (Conselho Municipal de Cultura e Turismo) de Birigui, CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados) “Dra. Lizete Pinto Arjonas”, Grupo Etno Birigui e Grupo de Teatro Oshedonistas.

FERIADO

Este ano ocorreu a promulgação da Lei Estadual n.º 17.746, estabelecendo o “Dia Estadual da Consciência Negra Paulista” que agora, tornando o feriado realidade em todos os 645 municípios do Estado de São Paulo, atendendo a uma das reivindicações mais antigas da comunidade negra.

A data faz referência à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares (localizado entre Alagoas e Pernambuco), morto por bandeirantes, em 1695. Nesse sentido, no 20 de novembro é relembrada a luta dos negros contra a opressão.

SERVIÇO

CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados) “Dra. Lizete Pinto Arjonas”, fica na rua das Tulipas, Bairro Cidade Jardim.

IFSP (Instituto Federal São Paulo) Câmpus Birigui, fica na rua Pedro Cavalo, 709, bairro Residencial Portal da II.