22/11/2023
Birigui cumpre agenda de 21 dias de ativismo ‘pelo fim da violência contra a mulher’

Até o dia 10 de dezembro Birigui terá ações pelo fim da violência contra a mulher. A iniciativa é da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social e CMDM (Conselho Municipal dos Direitos da Mulher).

De acordo com a secretária de assistência social, Silvana Caetano Gomes Leal Milani, a agenda é composta de atividades de conscientização sobre os direitos da mulher na sociedade; tipos de violências, rodas de conversas; palestras; ações culturais; entre outras.

“Durante os 21 dias de ativismo buscamos incluir o tema nas ações já previstas em Birigui, envolvemos entidades, escolas para levarmos a mensagem ao público jovem e adolescente. Em todos os encontros também apresentamos todos os aparelhos sociais que o município dispõe para atender o público em vulnerabilidade, especialmente mulheres em situação de violência, para que elas saibam que não estão sozinhas nesse enfrentamento”, explicou Silvana.

A agenda de 21 de ativismo tem o apoio da Polícia Civil, GCM (Guarda Civil Municipal), IFSP (Instituto Federal de São Paulo) Câmpus Birigui, Fateb (Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui), Grupo Etno Birigui, Grupo de Teatro Os Hedonistas, ITB Equipamentos Elétricos, Comsecult (Conselho Municipal de Cultura e Turismo), CMAS (Conselho Municipal de Assistência Social), Projeto LabSol Mulheres Empreendedoras – IFPS, Fundo Social de Solidariedade, Creas (Centro de Referência Especializado em Assistência Social), CadÚnico, Secultur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo) e SDE (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico).

Nesta terça-feira (21/11) teve roda de conversa com café, no Instituto Federal. O público do encontro foram as mulheres que integram o projeto Lab Sol, desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Birigui e Acib (Associação Comercial e Industrial de Birigui).

Nos dias 22, 23 e 24, técnicos do Creas, estarão nas escolas estaduais Herminio Cantizani, Antônio Sales e Terezinha Lot Zin. As visitas nas escolas tiveram início nesta terça-feira, na escola estadual Regina Valarini.

MUTIRÃO DE OPORTUNIDADES

Nos dias 24, das 14 às 19h, e 25, das 9h às 13h, o CMDM estará com stand de divulgação dos “21 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra a Mulher”, no 3º Mutirão de Oportunidades, na Fateb.

PALCO DO POVO

Também está prevista a participação das guardas municipais femininas, no Palco do Povo, realizado aos domingos, a partir das 18h, com instruções sobre defesa pessoal.