24/11/2023
Birigui conclui Diagnóstico Socioterritorial que irá contribuir com ações da assistência social

A Prefeitura de Birigui, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou nesta sexta-feira (24/11), no auditório do Centro Administrativo, Seminário de Apresentação do Diagnóstico Socioterritorial da Assistência Social.

O levantamento nunca realizado no município é fruto de um ano e meio de trabalho, que envolveu a coleta de dados estatísticos e de campo, a realização de oficinas técnicas, entre outras ações práticas, cujo encerramento resultou em um documento de 130 páginas.

O objetivo do Diagnóstico Socioterritorial é subsidiar e fundamentar ações estratégicas na política de assistência social. Ou seja, a partir do levantamento, gestores e agentes sociais terão uma maior aproximação com a realidade e a vida cotidiana das pessoas.

Participaram da construção do diagnóstico toda a equipe de vigilância socioassistencial da Secretaria Municipal de Assistência Social de Birigui, com o apoio do Conselho Municipal de Assistência Social, sob coordenação técnica da empresa Cognito, especializada neste tipo de levantamento.

“Agora temos um instrumento de planejamento amplo na implementação de políticas públicas”, afirmou a secretária de assistência social, Silvana Caetano Gomes Leal Milani.

“Esse trabalho inédito para a cidade de Birigui irá nos ajudar ainda mais na busca de recursos e inclusão de nosso município em projetos nas esferas estadual e federal. Conhecendo de fato a necessidade o caminhar ganha mais exatidão”, completou o prefeito Leandro Maffeis.

“Com o diagnóstico em mãos teremos melhores condições de levar o serviço necessário para cada bairro, atendendo melhor as necessidades do cidadão. É um documento para ser amplamente explorado e consultado”, acredita o vereador César Pantarotto Júnior, que esteve representando o Poder Legislativo, no Seminário.

DESTAQUES

Embora o Diagnóstico Socioterritorial seja amplo com muitos detalhes, entre os principais apontamentos feitos durante o Seminário, o bairro Portal da Pérola, foi apontado como o de maior vulnerabilidade até o momento em Birigui.

Outra realidade que o levantamento trouxe foi o aumento da população idosa no município, tornando necessária e urgente a implantação de políticas públicas que atendam esta camada da sociedade. Mas tem também a necessidade de se ampliar os projetos culturais e de lazer voltados para o público de adolescentes e jovens, que se encontram desprotegidos, especialmente nas áreas de maior vulnerabilidade socioeconomica.

Na apresentação, dos consultores da empresa Cognito, Rodrigo Diniz e Vergílio Alfredo dos Santos, eles também destacaram a necessidade da mudança de rotina de trabalho dos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social), sugerindo, por exemplo, que seja implantado o atendimento volante, diminuindo a distância do público que necessita do serviço prestado.