30/11/2023
Birigui faz atividades alusivas a Semana Estadual de Mobilização Social contra o Aedes aegypti

A Prefeitura de Birigui está realizando atividade alusivas a Semana Estadual de Mobilização Social contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como a dengue, Chikungunia e Zica Vírus. As ações são coordenadas pela Secretaria Municipal de Saúde por meio do CCVZ (Centro de Controle e Vetores de Zoonoses).

Dentre as ações organizadas para serem realizadas de maneira especial até este sábado, dia 2 de dezembro, quando se encerra a Semana Estadual, estão sendo intensificadas as visitas casa a casa nos setores censitários, ou seja, por região, onde o município registro o maior número de criadouros com último Índice de Breteau, larvário.

Também estão sendo visitadas as escolas municipais e CEIs (Centros de Educação Infantil). Nestes locais, os agentes de combate a endemias realizam varreduras nos imóveis e intervenções educativas lúdicas com os funcionários destes estabelecimentos e alunos.

As escolas listadas para visita são: EM Profª Darcy Garcia Gavira; CEI Profª Ana Solto Trevisan; CEI Profª Maria Cecília L. JD. Maroni; CEI Profª Fátima Hamid Nakad; e CEI Carmem Najas Camargo.

Os agentes comunitários de saúde também estão realizando, desde o início desta semana, ações de orientações nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nos grupos de Hiperdia, de acompanhamento à pessoas portadoras de doenças crônicas como diabetes e hipertensão.

“Nas escolas estamos realizando atividades educativas com teatro de fantoches sobre a Prevenção as Arboviroses e Combate ao Aedes aegypti. Esse é uma agenda constante que mantemos, mas nestas ações especiais elas são intensificadas”, afirma a agente de endemias da Divisão Municipal de Controle de Vetores, Rosilene Oliveira Montanholi.

De janeiro a novembro deste ano, Birigui registrou 1.660 casos positivos de dengue; 07 casos positivos para Chikungunya; e nenhum caso positivo para Zika Vírus.

A Secretaria Municipal de Saúde de Birigui realiza permanentemente ações de conscientização, combate e trabalho de campo para a prevenção às doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti. O diagnóstico e o tratamento para as doenças são oferecidos de forma integral e gratuita por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).