01/12/2023
Birigui fará testagem de HIV e Sífilis em todas as UBSs e serviço especializado

A Secretaria Municipal de Saúde de Birigui, por meio do Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais, promove, a partir desta sexta-feira (1º/12) até a próxima quinta-feira (7/12), campanha de intensificação de testagem de HIV e Sífilis junto à população.

O trabalho faz parte da ação estadual “Fique Sabendo”, em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra Aids, lembrado nesta sexta-feira, 1º de dezembro.

Todas as 11 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) vão realizar testes rápidos gratuitos dentro de seus horários de funcionamento e em horários alternativos.

No SAE (Serviço de Atendimento Especializado), no Centro Médico de Especialidades, o atendimento é das 8h às 12h. Também estão previstas ações extramuro, como em praças públicas, escolas e em indústrias da cidade.

DIA D

Neste sábado, dia 2 de dezembro, Birigui terá o Dia D de Testagem, na Praça Dr. Gama, na região central da cidade, das 8h às 12h. A ação intitulada “Saúde do Homem + Dezembro Vermelho” será desenvolvida em conjunto com o serviço de Saúde do Homem. Para atender o cidadão estarão no plantão a equipe do Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais e ESF (Estratégia Saúde da Família).

Além da realização de testes rápidos para HIV/Aids e Sífilis, serão distribuídos kits de autotestes de HIV e panfletos informativos com orientações para a população sobre prevenção sobre infecções sexualmente transmissíveis.

O autoteste de HIV, que será distribuído gratuitamente, a pessoa mesmo faz o exame em casa ou no ambiente que se sentir mais segura, sozinha, ou acompanhada de uma alguém de sua confiança, utilizando fluido oral.

O público masculino será conscientizado sobre a importância e cuidados com relação ao câncer de próstata.

No dia 4 de dezembro, próxima segunda-feira, das 18 às 22h, a ação se repete no Parque do Povo, também conhecido como “Lago da Raquete”, local de grande procura da população para atividades esportivas e de lazer.

PÚBLICO

Todas as ações da campanha “Fique Sabendo” são abertas para a população em geral, enfatizando a adesão dos jovens e todas as pessoas com vida sexual ativa, especialmente os grupos de usuários de álcool e drogas, HSH, travestis, transexuais, profissionais do sexo, pessoas em situação de rua, e aqueles que nunca fizeram os testes.

OFERTA DE TESTES

Testes de HIV e Sífilis são realizados em todos os postos de saúde e no SAE durante o ano inteiro. O SAE fica no Centro Médico e os atendimentos são das 8h às 12h, de segunda a sexta-feira. Informações: (18) 3643-6262 – ramais 255 e 212.

HOJE

Nesta sexta-feira (1º), abertura da campanha, as UBSs 1 (Vila Bandeirantes), 2 (Jardim Toselar), 6 (Tijuca) e 10 (Colinas) irão prestar atendimento de testagem rápida e distribuição de testes. Também está prevista panfletagem em frente e conscientização na C. Pastoral Catequético Silvares, na rua Duque de Caxias, s/nº, no bairro Silvares.

CONFIRA LOCAIS E HORÁRIOS DAS AÇÔES PREVISTAS:

04/12 (segunda-feira) – das 7h às 18h

UBS 2 (Jardim Toselar); UBS 3 (V. Isabel Marin); UBS 4 (Costa Rica); UBS 5 (Santo Antônio); UBS 6 (Tijuca); UBS 7 (Parque São Vicente); UBS 8 (Jandaia); e UBS 9 (João Crevelaro)

06/12 (terça-feira) – das 7h às 22h

UBS 1 (Vila Bandeirantes); 10 (Colinas); e 11 (Portal da Pérola II)