04/12/2023
Birigui inaugura Central Municipal de Alimentação e Nutrição Escolar nesta terça-feira

A Prefeitura de Birigui inaugura, nesta terça-feira (05/12), em cerimônia marcada para às 11h, a Central Municipal de Alimentação Escolar “João Paulo Sanches Vargas”, localizada no bairro Jardim Planalto.

No prédio de 1.477,09 metros quadrados já estão em funcionamento: um almoxarifado central; central de panificação; vaca mecânica (para a produção de bebida de soja); cozinha central; cozinha especial (cuja função é a produção de alimentos que atendam às necessidades de alunos com alergia alimentar, diabetes e seletividade, como é o caso de alguns autistas, entre outras situações que exigem alimentação diferenciada dos demais estudantes).

Há ainda banheiros; salas administrativas; e salas para nutricionistas, alocadas no mesmo prédio. Antes, todos os serviços funcionavam em imóvel, na rua da Consolação, no bairro Jandaia.

Da Central Municipal de Alimentação e Nutrição Escolar, saem diariamente uma média de 11 mil refeições destinadas às unidades escolares mantidas pela Secretaria Municipal de Educação; 7 mil refeições destinadas às escolas estaduais; 22,5 mil pães; e 2 mil saquinhos de bebida de soja para diferentes frentes de atendimento das Secretarias do Município, obedecendo a parâmetros específicos para cada seguimento e respeitando suas características individuais.

A logística de distribuição da alimentação também é feita pela Central Municipal de Alimentação Escolar, que funciona de segunda a sexta-feira. “O investimento mensal ultrapassa a R$ 350 mil. O investimento é custeado pelos governos Municipal, Estadual e Federal”, disse o diretor do departamento da Central Municipal de Alimentação Escolar, Fernando Bernabé Abrahão.

A unidade está sob administração da Secretaria Municipal de Educação. De acordo com a secretária Beatriz Cristine Stábile Faria, o novo espaço dá maior conforto para os servidores que trabalham na alimentação escolar e maior facilidade na saída dos veículos que levam os alimentos nos diferentes ambientes escolares.

“Com a nova acomodação sanamos diferentes demandas sem nos distanciarmos do principal propósito desta Central de Alimentação que é o de obedecer fielmente, os princípios da Segurança Alimentar Nutricional, tendo como missão promover a saúde da população atendida, de forma a suprir as suas necessidades nutricionais durante o período de permanência nas unidades escolares, além de favorecer e primar pela formação de bons hábitos alimentares”, concluiu a secretária.