07/12/2023
Prefeitura e Ritinha Prates entregam último lote de cadeiras de rodas do ano para moradores de Birigui

A Prefeitura de Birigui, por meio da Secretaria de Saúde, em ação conjunta com o Centro Especializado em Reabilitação (CER IV) Ritinha Prates de Araçatuba, entregou na última quarta-feira (06/12), mais um lote de 78 cadeiras de rodas para usuários permanentes, moradores da cidade. A entrega foi a última deste ano.

A entrega foi no salão do Rotary Club, no bairro Jardim Novo Stábile. Além de receber a cadeira adequada para a necessidade, os usuários também receberam instrução de manuseio e uso dos equipamentos. O atendimento foi feito por técnicos do CER IV.

O lote foi o último deste ano, mas a parceria será mantida em 2024. Desde que a ação em conjunto começou, no primeiro semestre deste ano, foram dispensadas 194 cadeiras entre convencionais, motorizadas e de banho, para munícipes de Birigui.

Para receber os dispositivos foi necessário que os usuários procurassem pela UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de suas casas. Além de manifestar a necessidade permanente, por meio de pedido médico, todos passaram por avaliação para que pudessem ser beneficiados.

Após cumpridas todas as etapas de avaliação, as cadeiras são entregues gratuitamente por meio do SUS (Sistema Único de Saúde).

Estiveram presentes na entrega diversas autoridades, entre elas os vereadores de Birigui, Everaldo Santelli e Paulo Sergio de Oliveira, o ‘Paulinho do Posto’.

De acordo com o prefeito de Birigui, Leandro Maffeis, os pacientes devem continuar procurando pelas UBSs, para oficializarem seus pedidos.

“A parceria com o Ritinha Prates vai continuar levando qualidade de vida para as pessoas que necessitam das cadeiras e para as famílias. Mas é preciso que esse público manifeste sua necessidade”, disse Maffeis.