15/12/2023
Birigui organiza dados para pleitear 3º Arranjo Produtivo Local, agora no setor de metalurgia

Birigui está preparando documentação para pleitear a implantação do APL (Arranjo Produtivo Local) no setor de metalurgia. O município já tem consolidados os APLs do Calçado Infantil e Moveleiro. Os dados estão sendo compilados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, por meio do projeto Observatório de Inteligência Econômica.

Até o momento, foram identificadas 115 empresas metalúrgicas estabelecidas, no município. Deste montante, 76,5%, ou seja, 88 são classificadas como ME (Microempresas). As EPPs (Empresas de Pequeno Porte), correspondem a 13,9%, correspondendo a 16 do total do conjunto. E 11 empresas, o que corresponde a 9,6%, representam as de maior envergadura.

Conforme a Classificação Nacional das Atividades Econômica (CNAE) destas empresas, é possível observar que também há diversificação produtiva entre elas, apesar do destaque para a fabricação de diversos produtos de metal, máquinas e equipamentos.

O segmento de fabricação de outros produtos de metal não especificados lidera no setor, com 24 empresas; seguido pela fabricação de esquadrias de metal, com 21 unidades; e a fabricação de máquinas e equipamentos para agricultura e pecuária, com 14 estabelecimentos.

No levantamento, que teve como base de dados fontes oficiais como, por exemplo, o Ministério do Trabalho e Emprego, a Receita Federal do Brasil, e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), também é possível ver que as empresas estão distribuídas por diversos bairros de Birigui, estando as de maior porte instaladas no Distrito Industrial I “Raif Mehanna Rahal”.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Nivaldo Albani, destacou que o levantamento é um passo crucial para entender e destacar o potencial do setor metalúrgico em Birigui.

“Estamos no caminho certo para alcançar um novo patamar de desenvolvimento econômico para Birigui, e o reconhecimento do APL metalúrgico será um marco significativo nessa jornada”, acredita.

MERCADO X POSTOS DE TRABALHO

Outro aspecto de destaque do setor de metalurgia na pesquisa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico é a contribuição do segmento para a geração de empregos, onde a fabricação de metal, máquinas e equipamentos ressalta-se na esfera industrial, proporcionando emprego para 2.397 indivíduos, o que representa 16,6% do total de vagas no setor industrial da cidade.

As empresas de metalurgia de Birigui também têm uma presença marcante tanto no mercado interno quanto externo, exportando para 62 países e acumulando US$ 186,9 milhões em exportações nos últimos 25 anos.

No ano passado, as exportações do setor tiveram crescimento de 24,1% com relação a 2021, destacando a competitividade e potencial de expansão local no cenário global.

No período de janeiro a setembro deste ano, as negociações de transformadores elétricos produzidos em Birigui lideraram a pauta exportadora local, totalizando US$ 15,4 milhões, enquanto a venda de outras máquinas e aparelhos para agricultura, horticultura, silvicultura e avicultura ocupou a quarta posição, com US$ 2,9 milhões.

INFRAESTRUTURA

A onda de empreendedorismo que toma conta do setor de metalurgia tem gerador otimismo no setor público. Para o prefeito de Birigui, Leandro Maffeis, é com a iniciativa privada e pública andando de ‘mãos dadas’ que o município cresce.

E foi partindo desta premissa que o Poder Executivo investiu mais de R$ 1 milhão em recapeamento e pavimentação asfáltica no Distrito Industrial 1, no ano de 2022 e, este ano, retomou a entrega de terrenos, no Distrito Industrial 2 – “Armando Penterich”, para a instalação de novas empresas no local.

O Distrito Industrial 2 de Birigui fica ao lado do Conjunto Habitacional Natal Mazucato, chamado popularmente de bairro Candeias. A área de 102 mil metros quadrados possui 100 lotes e atingiu sua capacidade máxima de operação com a retomada das entregas.

"O dinamismo e a resiliência de nosso setor metalúrgico são um verdadeiro ativo para Birigui. Com o reconhecimento do APL, vamos fortalecer ainda mais a indústria local, proporcionando um ambiente propício para inovação e crescimento sustentável”, acredita Maffeis.

OBSERVATÓRIO ECONÔMICO

O projeto Observatório de Inteligência Econômica é uma estrutura responsável por realizar estudos e pesquisas econômicas e acompanhar a evolução dos indicadores econômicos da cidade. Dúvidas e demandas de dados e indicadores econômicos do município podem ser obtidas na SDE através do telefone (18) 3641-6270 ou no e-mail: sde@birigui.sp.gov.br.