20/12/2023
Vigilância Sanitária de Birigui passará por capacitação e alinhamento com novas demandas

Sustentabilidade, qualidade no atendimento e a promoção da saúde foram alguns dos temas abordados durante encontro de alinhamento para novas metas de trabalho, realizado nesta terça-feira (19/12), entre os agentes municipais de vigilância sanitária e o secretário de governo de Birigui, Carlos Farias.

A reunião foi na Secretaria Municipal de Saúde, que funciona no prédio do Centro Médico. De acordo com o secretário de governo, o objetivo é construir junto com os profissionais de campo uma agenda mais produtiva que atenda as novas diretrizes sanitárias, reconfiguradas mundialmente após a pandemia de covid-19.

Na proposta de Farias é que a equipe composta de cerca de 20 servidores passe por uma reciclagem de alinhamento. Para isso, ao longo de 2024, serão oferecidos cursos e treinamentos abrangendo as diferentes ramificações do setor.

Também é prevista a busca de investimentos na infraestrutura de funcionamento, objetivando ampliar a qualidade do serviço prestado na cidade. “A ideia da administração é imprimir uma nova dinâmica para os atendimentos feitos pelo setor de vigilância sanitária de Birigui, para que os profissionais possam atender abrangendo as questões de segurança alimentar e nutricional, de sustentabilidade e de saúde pública”, completou o secretário de governo.

A Vigilância Sanitária Municipal de Birigui atua no serviço de cuidado e controle de bens, produtos e serviços que oferecem riscos à saúde da população, como, por exemplo, em locais de produção e comercialização de alimentos, produtos de limpeza, cosméticos e medicamentos.

Para isso, o município conta com uma equipe de profissionais multidisciplinar, capacitada para verificar e promover a adesão às normas e aos regulamentos técnicos vigentes, para fiscalizar, regulamentar e monitorar as condições de funcionamento e identificar os riscos e os danos à saúde dos pacientes, dos trabalhadores e ao meio ambiente da cidade.