12/01/2024
Birigui realiza redimensionamento de área das Unidades Básicas de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Birigui está realizando o redimensionamento das áreas de abrangência das 11 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município. O objetivo da ação é nortear o trabalho da Atenção Básica que passou a contar com 28 novas equipes de ESF (Estratégia em Saúde da Família), e três de Atenção Primária, que atuam em horário noturno, para prestar o atendimento individualizado para a população.

“O levantamento vai permitir a identificação de prioridades em termos de problemas nos grupos sociais, o que se refletirá na definição das ações mais adequadas, de acordo com a natureza dos problemas identificados, com maior impacto sobre os níveis de saúde e condições de vida da população em sua área de abrangência”, explica a secretária de saúde, Cássia Rita Santana Celestino.

A secretária apontou que Birigui passou, com o aumento das equipes de ESF e Atenção Básica a ter uma cobertura territorial de quase 90% do município e o redimensionamento do público é fundamental para nortear o trabalha de cada uma destas equipes. Antes a cobertura territorial era de apenas 60% da cidade.

Para o redimensionamento de área a Secretaria de Saúde conta com apoio técnico da DRS 2 Araçatuba (Diretoria Regional de Saúde), que disponibiliza a articuladora de Atenção Básica, Márcia Frandsen, para que duas vezes por semana, coordene a consultoria em Birigui.

METODOLOGIA

A secretária de saúde disse que o processo de territorialização envolve o levantamento do perfil territorial-ambiental (a geografia e ambiente, a delimitação do território da unidade da ESF num mapa, as vias de acesso e as características dos domicílios), do perfil demográfico, do perfil socioeconômico e do perfil institucional.

Conforme ela, o trabalho registra os usuários, propicia a relação de vínculo, afetividade e confiança entre pessoas e/ou famílias e grupos a profissionais/equipes, para que estes passem a ser referência para o cuidado, garantindo a continuidade e a resolutividade das ações de saúde ao longo do tempo.

O último redimensionamento de área realizado em Birigui ocorreu no ano de 2011. Atualmente, o trabalho é desenvolvido em etapas. “A consultoria está coordenando a oficina para treinar os nossos profissionais. Orientando sobre a matriz de territorialização para padronizar o levantamento”, disse Cássia.

A secretária informou que somente após concluída esta etapa é que a intervenção começará a ser feita individualmente nas Unidades Básicas de Saúde.