19/01/2024
Centro de Atendimento à Criança de Birigui passa por reforma cujo investimento supera R$ 275 mil

O prédio onde funciona o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Centro de Atendimento à Criança (CAC) de Birigui está passando por reforma. No local estão sendo investidos mais de R$ 275 mil em serviços que irão ressignificar os diferentes ambientes do espaço.

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Assistência Social, pasta a qual os serviços estão ligados, a obra está sendo executada pela empresa Gomes & Mosquim Construtora e Empreendimentos Ltda, vencedora do processo de licitação. A previsão de término dos trabalhos é até o final deste mês.

O prédio que está sendo reformado fica localizado no bairro Vila Bandeirantes, na área de abrangência do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) 2. O recurso para custear o serviço faz parte de emenda parlamentar destinada pelo deputado federal Vinícius de Carvalho (Republicanos). A indicação dele foi de R$ 274.918,21. O recurso complementar, de R$ 43.231,33, é de cofinanciamento federal.

PÚBLICO

No serviço, são atendidas crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, de famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica, assistidas por programas sociais, em Birigui. As crianças e adolescentes participam de oficinas culturais e de convivência coordenadas por assistentes sociais e técnicos em diferentes áreas.

No Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos as atividades são organizadas em percursos socioeducativos. Os temas trabalhados dentro dos percursos vão desde direito de brincar, convívio social, identidade, projeto de vida, vínculos familiares, violências, trabalho infantil, pluralidade cultural, meio ambiente, direitos da criança, até diversidade e inclusão social.

São exemplos de atividades dentro de cada percurso as brincadeiras antigas, confecção de brinquedos, jogos, gincanas, cinema, música e dança, palestras, dinâmicas, confecção de livro, caça ao tesouro, roda de conversa, leitura, contação de histórias, passeios externos, peça teatral, pintura, pesquisas e escultura.