01/02/2024
Birigui mantém trabalho contínuo e agendado para vacinar cães e gatos contra raiva

A Prefeitura de Birigui, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que continua imunizando cães e gatos, da população, contra a raiva, no Canil Municipal. Nos doze meses do ano passado, 529 animais foram imunizados gratuitamente no município ante os 404 vacinados em 2022 e os 494 em 2021.

Este ano, de 1º a 24 de janeiro, 25 animais já foram imunizados no Canil Municipal. Os agendamentos ocorrem conforme a disponibilidade das doses de vacina.

O trabalho é coordenado pela Divisão Municipal de Vigilância e Controle de Vetores. A imunização dos animais é realizada continuamente, ao longo do ano e, além de atender as necessidades da população, também aplica o imunizante em todos os animais disponíveis para adoção, existentes no canil.

O chefe da Divisão de Vigilância e Controle de Vetores, Caique Altafin Ramos, disse que em Birigui o vírus da raiva é considerado controlado, por isso, conforme normativa da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, as campanhas de comoção popular permanecem suspensas no município.

“Há mais de 15 anos Birigui não tem casos da doença em humanos, nem em animais domésticos. Como estamos na classificação de municípios não endêmicos, do Governo do Estado de São Paulo, não temos as campanhas. Mas a vacinação continua sendo necessária e praticada, para garantirmos esta condição”, explicou Ramos.

As doses do imunizante aplicadas em Birigui são oriundas do Instituto Pasteur, que produz e fornece as vacinas para todo o Estado de São Paulo. Elas chegam ao município de forma fracionada através dos grupos de Vigilância Epidemiológica.

“Por isso a ação ocorre de maneira organizada e agendada, para otimizar o uso do imunizante e atender melhor a população”, completou chefe da Divisão de Vigilância e Controle de Vetores de Birigui.

Ramos ressalta que a vacinação contra a raiva deve ser realizada uma vez ao ano. Por isso, os tutores que já vacinaram seus animais no ano passado, devem conferir as carteiras de vacinação e reagendar para receber nova dose mantendo seu animal sempre protegido.

AGENDAMENTO

Para ter acesso ao serviço, o tutor precisa entrar em contato com a Divisão de Vigilância e Controle de Vetores e manifestar o interesse em vacinar seu animal (cão ou gato). Ele vai receber um número de protocolo e será avisado de seu agendamento. Ou seja, quando deverá comparecer com o animal no Canil Municipal.

SERVIÇO

Os telefones para informações e agendamento são: 3643-6233 ramal 230 ou 3634-4001. O atendimento é de segunda a sexta-feira, 07:30 às 12:30