01/02/2024
Atividades do Programa Mais Saúde Rural voltam a serem realizadas, neste sábado, no Goulart

O Programa Mais Saúde Rural, de promoção em saúde para os moradores do campo, da Secretaria Municipal de Saúde de Birigui, voltará a ser realizado neste sábado (03/02). O primeiro bairro a receber a ação este ano será o Goulart. Os atendimentos serão no pátio do salão paroquial, das 8h às 13h.

Durante o plantão serão ofertados diferentes serviços na área da saúde. O morador do campo poderá usufruir de consulta médica com clínico geral; atendimento e orientação odontológica; atualização de receita médica para quem faz uso de medicação de forma contínua; e atualização vacinal.

A enfermagem também fará aferição de pressão arterial; testagem de glicemia; testagem rápida para sífilis; com esclarecimento de dúvidas e orientação aos pacientes.

Na área da saúde da mulher, serão atendidas as solicitações e marcações de mamografia e coleta de exame preventivo (Papanicolau). Os agentes do CCVZ (Centro de Controle de Vetores e Zoonoses) estarão no plantão orientado os moradores do campo sobre a prevenção da dengue, leishmaniose e os cuidados com animais peçonhentos, como é o caso do escorpião.

Um médico veterinário estará informando a população sobre a importância da imunização de cães e gatos contra a raiva e explicando as normativas para que esses animais possam receber a vacina.

MODELO

O programa de promoção em saúde voltado ao homem do campo foi implementado em Birigui pelo prefeito Leandro Maffeis, após entender que, devido aos compromissos e rotina diferenciada dos moradores da zona rural, precisava deslocar serviços básicos para que este contingente da população também pudesse ser assistido.

“O dia-a-dia das pessoas que vivem em bairros rurais de nosso município é diferente dos moradores da zona urbana. Com isso, eles acabam adiando a visita aos postos de saúde. Por isso, reunimos um pouco daquilo que é oferecido nas Unidades Básicas de Saúde e fomos em busca desse público”, explicou Maffeis sobre o Mais Saúde Rural.

Em todo o ano passado, quando o programa começou a ser desenvolvido, foram realizados 9 plantões, em diferentes bairros rurais, realizando cobertura de quase 100% da zona rural de Birigui. Ao todo foram mais de mil atendimentos.

Conforme o prefeito, com a continuidade do programa este ano, todos os bairros deverão ser revisitados.

MAIS SAÚDE RURAL

Dia: 03 de fevereiro, sábado, das 8h às 13h