05/02/2024
Ano letivo começou com entrega de kits escolares para alunos da rede municipal de ensino de Birigui

Mais de 10 mil alunos da educação infantil e ensino fundamental da rede municipal de ensino de Birigui iniciaram as aulas nesta segunda-feira (05/02), no município. Todas as crianças matriculas nos CEIs (Centros de Educação Infantil) e EMs (Escolas Municipais) foram recepcionadas com a entrega de kits escolares, contendo o material que será usado ao longo de 2024.

O prefeito Leandro Maffeis e a secretária municipal de educação, Beatriz Cristine Stábile Faria, participaram da cerimônia de entrega simbólica dos kits na CEI Dionísia Miragaia Carmine, no bairro Jardim Klayton; na EM Profª. Yvonne Miragaia Peruzzo, no bairro Portal da Pérola 2; e EM Dr. Gama, na Vila Guarujá.

Os materiais já estão disponíveis e serão distribuídos aos estudantes durante o mês de fevereiro. A iniciativa visa garantir que os alunos, distribuídos em 36 unidades escolares, sendo elas, 16 escolas municipais, 12 creches municipais e 8 creches conveniadas, possam iniciar o ano letivo com todo o suporte necessário.

O kit escolar abrange uma variedade de itens que vão desde agenda escolar, a lápis, borracha, cola, tesoura, caderno para desenho, giz de cera, lápis de cor, massa de modelar, caixa de caneta hidrográfica e pasta com abas e elástico. Os books de inglês também fazem parte do material e serão usados para contribuir com aprendizado extra das crianças.

Para o projeto de leitura “Birigui Literário”, a Prefeitura também adquiriu 1.262 títulos diversos para as salas de leitura das escolas e 10.094 livros que também serão entregues para todos os alunos na rede municipal de ensino.

Na entrega simbólica realizada nas escolas, a secretária de Educação, Beatriz Cristine, enfatizou o compromisso da gestão com a qualidade do ensino. “Além do trabalho constante na capacitação dos profissionais que atuam na rede municipal, também promovemos melhorias físicas no ambiente escolar para o conforto de nossas crianças”, disse a secretária.

Beatriz afirmou que mais de R$ 2 milhões foram investidos pela atual administração na compra de material para a adequação elétrica dos prédios das escolas, para que possam receber a instalação de ares condicionados. “A ordem de serviço já foi assinada e a empresa que fará a adequação já está em fase de início dos serviços nas unidades escolares”, explicou a secretária.

O prefeito Maffeis, que fez questão de recepcionar as crianças e suas famílias nas unidades de ensino, destacou a relevância da educação na formação de cidadãos e profissionais do futuro. “Nosso compromisso com a educação é constante, porque investir no aprendizado e investir no futuro dos moradores de nossa Birigui”, reafirmou o prefeito.

CALENDÁRIO

Este ano, conforme cronograma da Secretaria Municipal de Educação, as CEIs terão 213 dias letivos, sem recesso, ficando este optativo pelas famílias.

Nas Escolas Municipais serão 205 dias letivos. Para o mês de julho estão previstos 17 dias de recesso escolar.