07/02/2024
Mais Saúde Rural, idealizado em Birigui, poderá ser usado pelo Governo do Estado de São Paulo

O programa Mais Saúde Rural desenvolvido pela Prefeitura de Birigui poderá se tornar modelo para serviço que o Governo do Estado de São Paulo planeja implantar, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento em conjunto com o Itesp (Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo), em todo o território paulista.

O Mais Saúde Rural tem como objetivo prestar atendimento de saúde para os moradores nas regiões rurais. Além de consulta médica e de enfermagem, o público alvo recebe orientação sobre a prevenção contra doenças.

A primeira edição do programa deste ano, realizada no último sábado (03/02), no bairro rural Goulart, foi acompanhada pelo médico Matheus Godoi, da Secretaria de Estado e do Itesp. O profissional veio à Birigui para observar na prática todas as etapas da ação na zona rural.

“Tive a oportunidade de observar o trabalho multidisciplinar, envolvendo diversas equipes, promovendo inclusão social para os moradores do campo. Estou maravilhado com o projeto e, se tudo der certo, vamos replicar o modelo em larga escala para que ele possa se tornar referência para todo o Estado de São Paulo”, adiantou o médico da Secretaria de Agricultura e Abastecimento e do Itesp.

Godoi disse ainda que todas as informações obtidas seriam repassadas diretamente ao secretário Guilherme Piai e para o diretor do Itesp, Lucas Bressani. “Inicialmente a ação deverá envolver o público localizado em assentamentos rurais”, adiantou o médico.

UM ANO

O programa Mais Saúde Rural de Birigui completou um ano em dezembro de 2023 com mais de mil atendimentos prestados para moradores da zona rural do município. No último sábado (03/02), durante o plantão, foram realizadas 50 consultas médicas, 56 verificações de pressão artéria e glicemia, 11 orientações odontológicas, colhidos 6 exames preventivos, sendo um deles em domicilio, solicitadas 6 mamografias e feitas 6 testagens rápidas para ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis). Também foram coletados 45 exames de sangue e a farmácia dispensou 262 medicamentos.

A equipe do CCVZ (Centro de Controle de Vetores e Zoonoses) prestou 30 atendimentos e realizou visitas casa-a-casa orientando os moradores sobre dengue, leishmaniose, vacinação contra raiva para cães e gatos.

A Secretaria Municipal de Assistência Social também participou pela primeira vez do programa divulgando e distribuindo os kits “De Bem Comigo”, de dignidade íntima. “Fizemos ampla divulgação e distribuição dos kits entre as mulheres que buscam o Fundo Social de Solidariedade e, agora, estamos ampliando nossa parceria com a Secretaria de Saúde para ampliar a cobertura do público alvo do programa em nosso município”, explicou a secretária municipal de Assistência Social, Silvana Caetano Gomes Leal Milani.

“O Mais Saúde Rural nasceu de uma vontade de promover a saúde para moradores do campo. Passamos por todos os bairros e, este ano, o programa continua mais forte, para cumprir nova agenda, retornando nos bairros de maior concentração de pessoas na zona rural de Birigui”, garantiu o prefeito Leandro Maffeis.

A estrutura montada na zona rural se assemelha a de uma UBS (Unidade Básica de Saúde). Birigui utiliza o ônibus ‘rosa’ da Saúde da Mulher para a coleta de exames preventivos. Os demais serviços são montados em forma de estação, onde há desde o acolhimento, com o preenchimento da ficha do paciente, consulta de enfermagem, e a finalização com o paciente sendo orientado para continuar zelando por sua saúde.