09/02/2024
PMB alcança recorde pelo terceiro ano consecutivo na formalização de atas e registros de preços

Com o objetivo de garantir a eficiência nas compras públicas, promovendo economia e melhoria dos serviços públicos, a Prefeitura Municipal de Birigui bateu recorde na formalização de Atas de Registro de Preços (ARP´s) pelo terceiro ano seguido. Em 2023 foram geradas 641 ARP´s, promovendo um aumento de 10% em relação a 2022. Em 2021 foram formalizadas 432 ARP´s.

As ARP´s são geradas ao final de processos licitatórios e servem para registrar preços de diversos materiais e serviços de uso constante e/ou eventual na Administração Pública, economizando tempo em processos de compras futuras e reduzindo a necessidade de realizar licitações a cada nova aquisição e promovendo economia de recursos para a administração. Trata-se de ferramenta importante para o município uma vez que tendo ARP´s vigentes, despreza-se toda a burocracia exigida para abertura e finalização de um processo licitatório, ou evita até mesmo um processo de compra direta, gerando celeridade na contratação de bens e serviços.

A adoção de ARP´s é destacada por Marcel Lyudi, chefe da Divisão de Compras, Licitações e Gestão de Contratos: “Com as ARP´s, o material/serviço passou por um processo de disputa com ampla competitividade entre os fornecedores onde foi obtida a proposta mais vantajosa para a Administração”.

O primeiro ano da sequência do aumento foi em 2021, quando foram geradas 432 ARP´s, o recorde anterior era de 356 no ano de 2019. Comparando a evolução a partir do recorde anterior de 2019, atingimos uma evolução de mais de 80% em 2023, conforme apontou o diretor de Gestão de Materiais e Patrimônio, Marco Farina.

“Os números apresentados são motivos de muito orgulho na medida em que, demonstra o respeito que a Administração possui com o recurso público, haja vista que, como dito, os preços registrados foram objeto de um regular processo de compra por meio de licitação, e obedeceram a todos os princípios a ele inerentes”, apontou o Secretário Municipal de Administração, Aécio Limieri de Lima.

PREGÕES

Em relação aos pregões, a Prefeitura de Birigui encerrou 2023 com 237 pregões realizados, entre pregões presenciais e pregões eletrônicos, em 2022 foram realizados 244 pregões no total.

Com forma de garantir a segurança e transparência dos processos, promovendo o controle e acompanhamento dos gastos públicos, a Prefeitura de Birigui tem concentrado esforços no sentido de aumentar a realização de pregões eletrônicos, em 2023 foram 220 realizados, o número representa um aumento de 10% em relação a 2022 quando foram realizados 199 pregões nessa modalidade. Já os pregões presenciais tiveram uma queda de 62% em 2023, foram realizados 17 processos, frente aos 45 de 2022.