19/02/2024
Prefeitura de Birigui inicia trabalho para estruturação da coleta seletiva no município

A Prefeitura de Birigui deu início ao processo para implantação da coleta seletiva no município. A iniciativa irá envolver os poderes Executivo, Legislativo e sociedade civil, por meio de organizações e pessoas que já atuam na coleta e reciclagem de resíduos sólidos.

O encontro inicial para traçar as diretrizes de todo o trabalho foi realizada na última sexta-feira (16/02), no Centro Administrativo. Participaram do encontro coordenado pelo secretário municipal de Governo, Carlos Farias, o vereador Wagner Mastelaro (PT), técnicos das secretarias de Meio Ambiente, Serviços Públicos, Assistência Social e pessoas que atuam na coleta de matérias recicláveis em Birigui.

De acordo com o secretário de Governo, o trabalho seguirá diferentes etapas, até que seja adotado efetivamente em Birigui. Farias explicou que serão envolvidos todos os setores da sociedade, incluindo as escolas, condomínios, comércio, serviços e sociedade em geral.

“A coleta seletiva impacta a qualidade de vida e a economia a partir do momento em que pode gerar renda para quem se engaja nesta causa, mas para chegarmos a este patamar temos de instruir e despertar a conscientização do cidadão, que será o protagonista em todo esse trabalho que estamos iniciando na cidade”, explica o secretário de Governo.

O vereador Mastelaro pontuou que este é um processo que todos podem sair ganhando desde que bem estruturado. “Depois de criada a consciência da seletividade na coleta dos resíduos, o mecanismo correto das destinações, ganha o meio ambiente com a redução do lixo que chega até o nosso aterro sanitário, e ganham os envolvidos nessa cadeia, que poderão ter renda a partir da reciclagem”, acredita o parlamentar.

Para o prefeito Leandro Maffeis a iniciativa chega em um momento de extrema importância, quando o ‘lixo urbano’ está no centro da discussão mundial, principalmente nos grandes centros, onde há concentração expressiva de pessoas. “Birigui não pode ficar fora dessa realidade, por isso, tomamos a iniciativa de construir um projeto de forma conjunta que possa contemplar meio ambiente, a urgência de cidades mais sustentáveis, com impacto na limpeza urbana, na saúde do cidadão e na economia”, avalia Maffeis.

Até que o trabalho possa ganhar as ruas, novos encontros estão previstos para que sejam traçados prazos e mecanismos para a implementação da coleta seletiva.