22/02/2024
Birigui está na lista de municípios destaque em alfabetização do Estado de São Paulo

Birigui está na seleta lista de municípios destaque em alfabetização do Governo do Estado de São Paulo. A educação municipal foi premiada na categoria “Maior Percentual de Leitores”, onde alcançou a média superior a 70%. A premiação foi entregue no início desta semana, pelo governador Tarcísio de Freitas, e o secretário de Estado da Educação, Renato Federer, em cerimônia realizada na capital paulista.

Entre os 645 municípios do Estado de São Paulo, 120 se destacaram. O prefeito Leandro Maffeis e o secretário municipal de governo, Carlos Farias, representaram Birigui no lançamento estadual do programa “Alfabetiza Juntos SP”, cuja meta é alfabetizar 90% das crianças com 7 anos de idade até 2026.

“Essa é uma conquista de todos que integram a nossa educação municipal, a nossa secretária Beatriz e, principalmente, dos nossos professores que batalham no dia a dia para que nossas crianças tenham uma educação com qualidade e resultados”, exaltou Maffeis.

O PROGRAMA

Para atingir a meta do programa, a Secretaria de Estado da Educação de São Paulo pretende enviar material didático aos 645 municípios, além de colaborar com a formação de professores. Para aderirem ao programa, os municípios terão que fazer um cadastro no Plano de Ações Integradas do Estado de São Paulo.

A gestão Tarcísio de Freitas dará apoio técnico e pedagógico aos municípios paulistas para garantir que as crianças saibam ler e escrever até os 7 anos de idade. Atualmente, apenas 40,62% das crianças de escolas públicas de São Paulo chegam ao fim do 2º ano, por volta dos 7 anos de idade, com um conjunto de habilidades para que possam ser consideradas alfabetizadas, segundo a principal avaliação do país, o Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica).

No lançamento do programa, Tarcísio ressaltou que pesquisas indicam que crianças não alfabetizadas na idade correta têm maior chance de insucesso escolar nos anos seguintes, de reprovação e de abandono dos estudos, o que traz consequências para toda a vida adulta.

O Alfabetiza Juntos foi feito em parceria com a Associação Bem Comum, que recebe apoio da Fundação Lemann e Instituto Natura. A associação tem um programa elaborado a partir da experiência do PAIC (Pacto de Alfabetização na Idade Certa) criado no Ceará, estado que hoje tem os melhores resultados do país.