23/02/2024
Saúde e Associação de Corretores fazem parceria inédita para vistoriar imóveis fechados

A Secretaria Municipal de Saúde de Birigui firmou parceria inédita com a Acimob (Associação de Corretores Imobiliários de Birigui), para fiscalizar e combater focos do mosquito Aedes aegypti nos imóveis que estão fechados, na cidade.

O alinhamento com o setor imobiliário será feito a partir de reunião, marcada para este sábado (24/02), às 9h, na sede da Assenab (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Birigui). As diretrizes de como o trabalho em conjunto será realizado será dada pela agente municipal de controle de endemias, Rosilene Montanholi.

Conforme levantamento da Divisão Municipal de Vigilância e Controle de Vetores, com base em dados do IBGE, Birigui tem atualmente cerca de 9 mil imóveis em condição de venda e locação, fechados, cujas chaves encontram-se em poder de imobiliárias e particulares.

“A partir desse trabalho em conjunto, nossa expectativa é que possamos realizar com mais agilidade o trabalho de vistoria e combate do vetor de doenças como é o caso da dengue”, disse Rosilene.

A agente municipal de endemias adiantou que durante o encontro com os corretores de imóveis e demais funcionários das imobiliárias da cidade vão ser passadas orientações para que esse público também possa observar possíveis criadouros para o mosquito Aedes aegypti, ajudando no combate e prevenção de doenças, vedando ralos, vasos sanitários, cuidando da área interna e externa do imóvel.

“Uma etiqueta será anexada a esses imóveis para que os corretores anotem o dia da vistoria, quem realizou e assinem. Dessa forma os agentes de controle de endemias e de saúde, ao passar pelo imóvel desabitado saberá que o mesmo está sendo vistoriado rotineiramente”, concluiu Rosilene.