01/03/2024
Secretaria de Assistência Social reinaugura sede de atendimento do CadÚnico

A Prefeitura de Birigui, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, reinaugurou na última quinta-feira (29/02), a sede do atendimento do CadÚnico, que funciona no bloco 1 da Secretaria.

O prédio recebeu o nome de Helena Ferreira Camargo, em homenagem à professora e ex-diretora da centenária escola municipal Roberto Clark. Além de sua dedicação ao magistério, a homenageada deixou importante legado na dedicação e ajuda ao próximo.

O prédio recebeu melhorias estruturais, pintura e colocação de toldos, que deram um novo visual ao espaço. O investimento de aproximadamente R$ 60 mil, veio do Governo Federal. Dos vereadores Valdemir Frederico (Vadão da Farmácia) e Benedito Dafé, por meio de emenda impositiva, foram investidos R$ 60 mil em melhoria de todo o pátio do complexo, pintura externa do prédio e colocação de piso tátil, para acessibilidade de pessoas com deficiência visual.

Participaram do evento o prefeito Leandro Maffeis, a secretária de Assistência Social, Silvana Caetano Gomes Leal Milani, os vereadores Valdemir Frederico e Benedito Dafé, e familiares da professora Helena.

“Temos a partir de agora um espaço mais agradável para os atendimentos e que faz justa referência à nossa homenageada, uma figura pública que deixou um importante legado de serviços e dedicação para a nossa comunidade”, destacou a secretária Silvana.

O prefeito Leandro agradeceu os vereadores pela atenção em indicar melhorias para o espaço e aos familiares da professora também. “Assim como a dona Helena viveu para servir o próximo, que este local seja de acolhimento para os biriguienses que necessitam da atenção de nossa assistência social”, disse o prefeito.

O CADASTRO

O Cadastro Único é um conjunto de informações sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza. Essas informações são utilizadas pelo Governo Federal, pelos Estados e pelos municípios para implementação de políticas públicas capazes de promover a melhoria da vida dessas famílias.

O CadÚnico em Birigui funciona de segunda quinta-feira, das 8h às 16h, e as sextas-feiras, das 8h às 12h. Por dia são disponibilizadas 16 vagas para atendimento de demanda espontânea, sendo 8 no período da manhã e 8 no período da tarde.

Há ainda a possibilidade de agendamento, para o qual são disponibilizadas 38 vagas diárias. Os atendimentos são feitos na rua Roberto Clark, 543, Centro de Birigui.