01/03/2024
Prefeitura de Birigui e professores da USP tem encontro com diretoria da FAPESP

O prefeito de Birigui, Leandro Maffeis e o secretário de Governo, Carlos Farias, estiveram reunidos na última quarta-feira (28/02) na sede da FAPESP (Fundo de Amparo de Pesquisa do Estado de São Paulo), onde foram recebidos pelo diretor-presidente da agência de fomento, Dr. Carlos Américo Pacheco.

O encontro contou também com a participação dos professores, Dr. Miguel Udaeta e Dr. André Gimenes, representando a Escola Politécnica-POLI da USP, por meio do Grupo de Energia do Departamento de Engenharia de Energia e Automação Elétricas – GEPEA e dos membros da FAPESP, Dr. Elival Ramos, procurador-chefe e Dr. Milton Flavio Lautenschlager, assessor da presidência.

Após o encontro, o prefeito Leandro Maffeis destacou a atuação da FAPESP. “Como gestor municipal tenho procurado conectar a administração municipal a boas práticas e projetos conectados com pesquisa, inovação e desenvolvimento. Nossa visita aqui hoje tem o objetivo de aproximar Birigui desse cenário de conhecimento”, disse o prefeito.

“Nossa intenção é promover o desenvolvimento de Birigui explorando o potencial enérgico-ambiental, tecnológico, e estruturando projetos de P & D com apoio da USP através do GEPEA em uma ambiência de aproveitamento das estruturas locais de escolas técnicas e universidades”, destacou o secretário de Governo de Birigui, Carlos Farias.

A FAPESP é uma das principais agências de fomento à pesquisa científica e tecnológica do país. Com autonomia garantida por lei, a FAPESP está ligada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo. Com um orçamento anual correspondente a 1% do total da receita tributária do Estado, a FAPESP apoia a pesquisa e financia a investigação, o intercâmbio e a divulgação da ciência e da tecnologia produzida em São Paulo.