01/03/2024
Birigui faz ações na comunidade alusivas ao Dia D de Combate à Dengue

A Prefeitura de Birigui, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou atividades educativas, de orientação e prevenção contra a dengue e demais doenças como a Chikungunya, zika e febre amarela, transmitidas a partir da picada do mosquito Aedes aegypti. As ações desenvolvidas nesta sexta-feira (1º) e previstas para o sábado (2), estão em sintonia com o Governo no Estado e Ministério da Saúde.

Nesta sexta-feira (1º), foram feitas palestras com teatro de fantoches nas escolas EM Profª. Leonor Chaim Cury e Colégio Recrear. Palestra sobre combate ao Aedes aegypti e prevenção da dengue com a Escola Estadual Profº. Ricardo Peruzzo.

Foi feita panfletagem e orientações nas salas de espera de todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Birigui.

Também foram feitas atividades de orientação, panfletagem e pedágio no centro da cidade, no cruzamento das ruas 07 de Dezembro e Barão do Rio Branco. A atividade se repete neste sábado.

MUTIRÕES

Os mutirões, iniciados na semana passada, com visitas dos agentes de endemias casa-a-casa, terão continuidade nos bairros com maior incidência de casos suspeitos. De acordo com a última ADL (Avaliação de Densidade Larvária), realizado em janeiro, Birigui obteve resultado de 2,8% (Índice de Breteau), o que indica sinal de alerta para a infestação do mosquito Aedes aegypti.

De acordo com o último boletim de arboviroses, divulgado no dia 27 de fevereiro, Birigui registrava 193 casos positivos para dengue e 327 em investigação. O boletim trouxe também dois casos em investigação para Chikungunya.

Entre os dias 4 a 8 de março, o mutirão estará visitando as casas nos bairros: Quemil; Santana;Tereza Maria Barbieri; e Ivone Alves Palma.