22/03/2024
Saúde de Birigui faz plantão com atendimento em saúde da mulher, neste sábado

A Prefeitura de Birigui, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza neste sábado, 23 de março, plantão de atendimento em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e Ambulatório de Saúde da Mulher. A ação faz parte do “Março Lilás”, de prevenção do câncer do colo de útero.

Os atendimentos serão realizados das 7h às 13h, sem necessidade de agendamento. Para serem atendidas as mulheres precisam apresentar cópia e original do documento de identidade com foto e cartão do SUS (Sistema Único de Saúde).

No plantão serão feitas coletas de exames preventivos (Papanicolau), testagem rápida de ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), verificação de pressão arterial e glicemia, atualização vacinal, agendamentos de mamografias e palestras.

Também estão previstos atendimentos odontológicos, com exceção das UBSs 3 (Isabel de Almeida Marin) e 7 (São Vicente).

LEI

Em Birigui a campanha “Março Lilás” é instituída por meio de lei, de autoria do vereador Valdemir Frederico, o Vadão da Farmácia (Lei. 6.652/2018). A lei visa a realização de atividades voltadas ao combate do câncer de colo do útero, quarto tumor mais frequente na população feminina, de acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer).