28/03/2024
Birigui terá sessões de cinema movido a energia solar, pipoca e atrações de graça para todos

Cinema ao ar livre, pipoca, diversão em família, tudo de graça, com sustentabilidade, ciências e tecnologia. O encanto do CineSolar, o primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil, poderá ser vivenciado em Birigui (SP), no domingo, dia 07 de abril, às 18h30, na Praça Anna Nunes Garcia - “Parque do Povo”, com várias atividades e oficinas de educação ambiental e linguagem audiovisual para crianças e jovens.

Na telona serão exibidos curtas-metragens infantis, dois curtas produzidos por estudantes da cidade e a animação chinesa “Foodiverso - Uma Galáxia em Perigo”. A entrada é livre, não precisa de ingresso.

A 7ª edição do CineSolar é viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da CPFL Energia, apoio do Instituto CPFL e da Prefeitura Municipal de Birigui, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, e é realizada pela Brazucah Produções, Ministério da Cultura e Governo Federal.

“Apenas 9% das cidades brasileiras têm cinema. Além disso, ir ao cinema é um programa caro para as famílias que gastam com ingressos, transporte e pipoca. Neste contexto, o CineSolar é uma alternativa de programação cultural gratuita e ao ar livre para todas as pessoas. Afinal, assistir a filmes com os amigos é muito mais legal! E, no primeiro cinema do Brasil que funciona com energia limpa e renovável, é melhor ainda”, diz Cynthia Alario, idealizadora do CineSolar.

O furgão, uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz, é o protagonista responsável pela magia do CineSolar. O veículo é adaptado com as placas fotovoltaicas no teto e carrega todo o cinema: as cadeiras e banquetas, os sistemas de conversão de energia e armazenamento, de som e projeção, incluindo a tela. Suas luzes coloridas, a decoração de material reciclado e os objetos com princípios de magnetismo e eletricidade (laser e bola de plasma) ensinam, de forma lúdica, como a luz do sol se transforma em energia elétrica.

O CINE SOLAR

Lançado pela Brazucah Produções, há 11 anos o CineSolar (linktr.ee/cine.solar) transforma espaços públicos e abertos em salas de cinema e já realizou cerca de 2300 sessões (com exibição de 220 filmes) e 690 oficinas para 341 mil pessoas de 700 cidades, de 23 estados e do Distrito Federal. O projeto, que cumpre 10 dos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), já percorreu - com seus furgões Mahura e Tupã - mais de 302 mil quilômetros pelo país e atua com o objetivo de democratizar o acesso às produções audiovisuais (principalmente as nacionais), promover ações e práticas sustentáveis, a inclusão social e difundir a tecnologia da geração de energia solar.

O CineSolar integra a Solar World Cinema, uma rede internacional de cinemas itinerantes movidos a energia solar, conta com o patrocínio institucional da Mercedes-Benz - Cars & Vans Brasil, patrocínio solar da Clarios - com a bateria Heliar e a Freedom Estacionária, parceria solar da EnergySeg Engenharia e apoio da Biowash. O projeto também promove ações em conjunto com a Unesco Representação Brasil e a Unipaz (Universidade Internacional da Paz), e realiza compensação de carbono em parceria com a Ecooar (262 árvores já foram plantadas em área de manancial, em Garça/SP).

Data: Domingo (07/04)

Horários: 18h30 - 1ª sessão: curtas-metragens infantis e ambientais

19h30 - 2ª sessão: ‘Foodiverso - Uma Galáxia em Perigo’

Entrada: livre - não precisa de ingresso