05/04/2024
Saúde de Birigui fará inquérito para validação de doença que causa cegueira

A Prefeitura de Birigui, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, dará início neste sábado (06/03), ao inquérito municipal para a eliminação do tracoma como problema de saúde pública. O trabalho atende diretrizes da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

A realização da pesquisa de campo vai começar com visitas casa-a-casa na zona rural do município, a partir das 8h. Os bairros visitados neste sábado serão: Boato; Moinho; Córrego do Almoço, e Duas Barras.

O tracoma é uma doença ocular, causada por uma bactéria chamada Chlamydia trachomatis, que pode causar lesões na córnea. Em casos avançados a doença pode levar o indivíduo a cegueira irreversível.

A infecção se espalha por meio do contato direto entre pessoas contaminadas ou através do contato com roupas e peças de cama e banho como, por exemplo, fronhas, lençóis e tolhas, usadas pelo doente.

METODOLOGIA

A diretora municipal de Vigilância Epidemiológica de Birigui, enfermeira Maria Helena Martins Yazawa, explicou que o trabalho de campo será feito conforme a metodologia de mapeamento recomendada pela Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS).

A condução do trabalho no município é da Secretaria Municipal de Saúde em conjunto com a com a Divisão Estadual de Oftalmologia Sanitária do CVE/SES/SP.

“Durante o inquérito os profissionais irão às casas das pessoas, em locais já pré-determinados, para contar quantas pessoas moram nas residências visitadas. Realizado o censo, as equipes de saúde retornarão em algumas casas, em especial as que tenham crianças, para a aplicação de questionário e exame de acuidade visual”, explicou Maria Helena.

Um dos focos das visitas é detectar o tracoma ativo em crianças de 1 ano a 9 anos, 11 meses e 29 dias, por ser tratar do público com maior vulnerabilidade para a doença.

A diretora municipal de Vigilância Epidemiológica de Birigui disse também que nos lares em que forem identificadas pessoas com baixa acuidade visual, elas serão encaminhadas ao oftalmologista. “Já os casos detectados de tracoma receberão tratamento gratuito e acompanhamento”, concluiu Maria Helena.

AUTORIZAÇÃO

Durante a aplicação dos questionários entre as famílias, as equipes de saúde também irão colher a autorização dos pais e responsáveis pelos menores de idade para estas crianças e adolescentes possam ser examinados, posteriormente, por profissionais treinados em exame de tracoma (eversão palpebral) que será realizado nas escolas.

CRONOGRAMA

Além dos bairros rurais as visitas também devem ocorrer conforme a agenda abaixo:

13 de abril - Área do bairro São Brás

20 e 27 de abril - Área do bairro Manuela

1º de junho - Área do bairro Cidade Jardim

* Cronograma sujeito alterações.

As demais atividades previstas durante a realização do inquérito serão agendadas e divulgadas conforme o andamento dos trabalhos.