24/04/2024
Servidores da educação passam por capacitação sobre dengue e escorpiões

Servidores das 38 escolas municipais de Birigui, incluindo as unidades conveniadas, participaram nesta quarta-feira (24/04), de uma capacitação sobre dengue e escorpião, realizada pela equipe do CCVZ (Centro de Controle de Vetores e Zoonoses) da Secretaria Municipal de Saúde.

O trabalho de caráter educativo e preventivo foi realizado nos períodos da manhã e tarde, no auditório do Centro Administrativo “Leonardo Sabioni”, no bairro Jardim Morumbi. A palestrante foi a agente municipal de endemias, Rosilene Montanholi.

Cada escola foi representada por dois servidores de indicação livre da direção de cada uma delas. Além de receber instruções sobre como identificar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypt e a atuação no combate ao vetor de doenças como a dengue, Chikungunya e zika vírus dentro do ambiente escolar.

ESCORPIÃO

Na capacitação também houve abordagem sobre a prevenção contra o escorpião que, no ano passo, foi alvo de 1.876 notificações de aparecimento com o registro de quatro acidentes no ambiente escola.

Este ano, a agente municipal de endemias pontuou que, de janeiro a março, foram feitas 256 notificações, sem nenhum registro de acidente envolvendo o aracnídeo.

“É importante que cada unidade escolar possa ter um profissional capacitado para realizar as buscas pelos criadouros e possíveis criadouros, com conhecimento suficiente para desenvolver ações de combate tanto para o mosquito transmissor da dengue quanto para evitar acúmulos de materiais que sirvam de abrigo para escorpiões”, pontuou Rosilene.

Após a capacitação também foram oferecidas fichas para que os servidores possam lançar dados sobre as buscas realizadas em suas unidades de trabalho. As informações serão verificadas durante as visitas mensais feitas pelos agentes de endemias.

RESPONSABILIDADE

Para a secretária municipal de Educação, Beatriz Cristine Stabile Faria, esse tipo de atividade é fundamental para manter o ambiente escolar seguro e livre de vetores transmissores de doenças ou que ofereçam riscos para as crianças e profissionais que atuam nas escolas.

“A capacitação é importante para levar conhecimento, pois é nossa responsabilidade como cidadãos atuar para ajudarmos na manutenção da saúde de todos”, concluiu a secretária Beatriz.