Birigui sobe seis posições no ranking da empregabilidade de menores aprendizes

O município de Birigui saltou do 15º para o 9º lugar entre os municípios do Estado de São Paulo que mais oferecerem oportunidades de trabalho dentro do programa menor aprendiz. Segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), nos dois primeiros meses deste ano o saldo de contratações foi de 213 empregos formais, ante os 162 gerados em mesmo período do ano anterior.

O aumento de aproximadamente 31,5% na contratação formal de menores aprendizes, quando comparados os dois períodos, colocou Birigui no seleto grupo dos 10 municípios paulistas que mais dão oportunidade para menores de idade que querem ingressar no mercado de trabalho.

Estão à frente de Birigui os municípios de São Paulo (saldo 1.436); São Bernardo do Campo (saldo 605); Piracicaba (saldo 296); Franca e Guarulhos (saldo 282 cada um); Araraquara (saldo 253); Sorocaba (saldo 241); e São José dos Campos (saldo 235).

Conforme o Caged, a idade média dos admitidos em Birigui variam entre 14 a 21 anos. O maior saldo de contratação, com a criação de 86 postos de trabalho, se concentra na faixa etária de 15 anos.

A evolução do emprego entre o público que se enquadra nos programas de inserção de jovens no mercado de trabalho, também tem influenciado positivamente na busca pelo aprendizado e conhecimento.

O apontamento do MTE traz que do saldo de 213 postos criados, 23 possuem o ensino médio completo; 130 o ensino médio incompleto; 58 o fundamental completo; e apenas 2 estão na faixa do 6º ao 9º ano do fundamental.

REGIÃO

Quando comparado com as oportunidades formais para menores aprendizes geradas na área de abrangência da região administrativa de Araçatuba, o município de Birigui assume a liderança entre os 43 municípios, seguido por Araçatuba, cujo saldo ficou em 32 oportunidades formais.

“Sozinho o município de Birigui conseguiu gerar 88,4% de todo o saldo de empregos de menores aprendizes na região no primeiro bimestre desse ano. Esse é um contingente muito bom, mas que vem de encontro com toda a nossa estrutura de formação de mão-de-obra”, observa o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Nivaldo Albani.

O secretário elencou as escolas técnicas, em especial as que integram o sistema S, dando como exemplo o Senai, importante porta de entrada para o setor industrial, e as demais instituições como o Instituto Federal e a Etec, do Centro Paula Souza.

“O investimento coordenado para atender a necessidade da indústria é que tem ajudado a município, uma vez que o aprendizado conseguido nos cursos técnicos e profissionalizantes já podem ser aplicados no ambiente corporativo com as oportunidades dadas pelas empresas de Birigui”, completou Albani.

INDÚSTRIA É QUEM MAIS EMPREGA

Assim como na geração do emprego formal, a indústria é a que mais oferece oportunidades para os menores aprendizes, em Birigui. Sozinho o setor foi o responsável pelo saldo de 191 oportunidades formais no primeiro bimestre deste ano.

Na sequência, aparecem os setores de serviços, cujo saldo foi de 16 postos formais; seguido pelo comércio (saldo 5 postos); e agropecuária (saldo de 1 posto).