07/05/2024
“Saúde em Movimento”, da Prefeitura de Birigui, será sábado (11), na Etec

A Prefeitura de Birigui, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, junto com entidades parceiras, fará no próximo sábado (11/05), das 8h às 12h, mais uma edição do projeto “Saúde em Movimento”. Desta vez, as ações serão desenvolvidas na Etec “Dr. Renato Cordeiro”, que fica na rua Ermano Zin, 1.531, bairro Jardim Santana. A participação do público é gratuita.

O objetivo do evento é realizar ações de promoção de saúde e prevenção de doenças, além de disponibilizar, através de parcerias intersetoriais, atividades lúdicas, culturais e de cidadania para a população em geral. Todos os anos, o projeto marca o fim das atividades alusivas ao Dia Mundial da Atividade Física e Dia Mundial da Saúde, que são celebrados no mês abril.

A Secretaria de Saúde organizou um circuito da saúde, onde a população terá acesso a serviços como aferição de pressão arterial e glicemia capilar; vacinação de gripe; realização de testes rápidos para sífilis e HIV; e coleta de exames preventivos e agendamento de mamografia, no ônibus da Saúde da Mulher.

Profissionais da saúde também estarão orientando as pessoas sobre temas relacionados à nutrição; atividade física; cuidados contra a dengue e o escorpião; posse responsável de animais; saúde mental; prevenção combinada e planejamento familiar; e saúde bucal, com campanha de prevenção contra o câncer bucal.

“Nossa intenção neste dia é oferecer à comunidade informações de promoção da saúde”, explicou a secretária municipal de Saúde, Cassia Rita Santana Celestino.

APRESENTAÇÕES

Para o público infantil, durante o evento, haverá recreação, pintura facial, tênis de mesa, contação de histórias, cama elástica e distribuição de pipoca e água.

Mas as atividades não param por aí. Durante o “Saúde em Movimento” estão previstas distribuição de mudas de árvores, apresentações artísticas e culturais, práticas de atividades físicas realizadas por parceiros do evento e sorteio de brindes.

O público poderá aproveitar para buscar orientações jurídicas, sobre os atendimentos do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) e CadÚnico e informações sobre vestibulinho e cursos ofertados pela Etec.

O projeto “Saúde em Movimento”, é organizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Birigui e conta com a parcerias com demais Secretarias Municipal, entidades de classe e iniciativa privada.

PARCEIROS

São parceiros do evento: ETEC; UNIP; Skip Calçados; SESC; ACIB (Associação Comercial e Industrial de Birigui); Projeto Novamente; Projeto Guri; CMDM (Conselho Municipal dos Direitos da Mulher); Secretaria Municipal de Esportes; Secretaria Municipal de Assistência Social; Secretaria Municipal de Educação; Secretaria Municipal de Segurança Pública; Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur); Biblioteca Municipal; ITB; Arunalab; Plugt; e Gabriela Modas.