08/05/2024
Birigui inicia vacinação contra a dengue nas 11 UBSs do município

A Secretaria Municipal de Saúde de Birigui iniciou, nesta quarta-feira (08/05), a vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes, na faixa etária dos 10 aos 14 anos, 11 meses e 29 dias. O imunizante já está disponível nas salas de vacina das 11 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município, incluindo as de que realizam atendimentos em horário noturno.

Para marcar o início da aplicação, foi realizado um ato simbólico, no Ambulatório da Saúde da Criança, no início da manhã. O prefeito Leandro Maffeis; o secretário-adjunto da Saúde, Fúlvio Leandro Bruno; e diretores municipais da saúde acompanharam os trabalhos.

“Esse é um ato muito importante de amor e proteção com nossas crianças e adolescente. Fico feliz de a vacina contra a dengue já estar sendo disponibilizadas em Birigui. É mais um passo para que possamos salvar vidas, porque a dengue tem feito muitas vítimas em nosso país”, salientou o prefeito Maffeis.

A vacinação contra a dengue tem como objetivo a redução das hospitalizações e óbitos decorrentes das infecções pelos vírus da dengue na população-alvo para a vacinação.

Nesta primeira etapa, o município de Birigui recebeu 1.792 doses da vacina contra a dengue. O imunizante foi distribuído entre as UBSs, cujo atendimento para aplicação será de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h. Nas UBSs 1 (Vila Bandeirantes), 10 (Colinas) e 11 (Portal da Pérola), as salas de vacinas funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 20h.

A diretora de diretora municipal de Vigilância Epidemiológica de Birigui, enfermeira Maria Helena Martins Yazawa, explicou que não há contra indicação para a vacina contra a dengue. “A única recomendação é que ela não seja feita concomitante com outras vacinas. Então, se existir a necessidade de atualização vacinal, é preciso esperar por 24 horas após receber o imunizante contra o vírus da dengue, para que seja feito outros tipos de vacina”, concluiu a enfermeira.

OBSERVAÇÃO

Ela lembrou ainda que após infecção pelo vírus da dengue é recomendado aguardar seis meses para o início do esquema vacinal com a vacina dengue (atenuada).

Caso a infecção ocorra após o início do esquema, não há alteração no intervalo entre dose 1 e a dose 2, desde que a dose 2 não seja realizada com o período inferior a 30 dias do início da doença.

Segundo informações do Ministério da Saúde, este intervalo não prejudica a resposta imunológica para a complementação do esquema vacinal, não sendo necessário reiniciá-lo.