A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) publicou nesta terça-feira (29/03), no Diário Oficial do Estado (DOE), a lista final das unidades que aderiram ao Programa das Escolas Cívico-Militares (ECM). Em Birigui, o modelo educacional será implantado na Escola Estadual Professora Esmeralda Milano Maroni, que fica localizada no bairro Residencial Parque Jandaia.
A unidade de ensino está entre as 100 escolas do Estado de São Paulo que iniciarão as atividades a partir do 2º semestre. A escola de Birigui foi aprovada para receber o modelo de ensino após amplo processo de consulta pública, no qual foi ouvida toda a comunidade escolar, pais, mães ou responsáveis pelos alunos menores de 16 anos de idade e estudantes a partir de 16 anos.
“Depois de todo o processo realizado com muita transparência, agradecemos ao Governo do Estado de São Paulo, ao governador Tarcísio de Freitas, por termos uma das escolas estaduais de nossa cidade integrando este seleto grupo que irá iniciar este novo projeto, com modelo de educação diferenciado, em Birigui”, observou a prefeita Samanta Borini.
MODELO
As escolas cívico-militares seguirão o Currículo Paulista, definido pela Secretaria da Educação. A Seduc-SP também será responsável pelo processo de seleção dos monitores.
Caberá à Secretaria da Segurança Pública apoiar a Secretaria da Educação no processo seletivo e emitir declarações com informações sobre o comportamento e sobre processos criminais ou administrativos, concluídos ou não, em que os candidatos a atuar como monitores nessas unidades de ensino possam estar envolvidos.
Segundo a lei que criou o programa, cada escola terá pelo menos um Policial Militar (PM) da reserva trabalhando como monitor. Eles farão parte do chamado “núcleo militar” da escola, que ainda terá um coordenador, também PM. Os agentes serão subordinados ao diretor da unidade.
Os militares vão oferecer atividades extracurriculares e, segundo resolução publicada pela Secretaria da Educação de SP, ficarão responsáveis por garantir um ambiente “organizado e disciplinado”.
|