A Prefeitura de Birigui recebeu essa semana um caminhão zero quilômetro adquirido com recurso próprio que será usado na coleta de lixo. O veículo incorporado a frota da Secretaria de Serviços Públicos custou R$ 650 mil e já começará a ser usado.
A aquisição do veículo foi feita sem a necessidade de financiamento externo, a partir da economia gerada com a administração própria do serviço. Até o final do ano passado, na gestão anterior, a coleta de lixo em Birigui contava com o apoio de empresa terceirizada.
“O novo veículo irá modernizar a frota existente, aumentar a frequência de coleta, reduzir o tempo de atendimento em bairros mais populosos e melhorar as condições de trabalho dos funcionários que atuam nas ruas”, afirma o secretário de Serviços Públicos, Danilo de Souza Ferreira.
O secretário destacou que o caminhão adquirido atende a padrões modernos, com compartimentos mais amplos para resíduos, sistema de compactação aprimorado e recursos de segurança para a equipe.
“Essa compra faz parte de um pacote de ações voltadas à gestão eficiente de resíduos e à melhoria da limpeza pública”, reforça a prefeita Samanta Borini.
COMO FUNCIONA O SERVIÇO
Atualmente Birigui conta com a coleta de lixo e resíduos sólidos domésticos, porta a porta, em toda a área urbana.
A execução do serviço a partir de agora cotará com seis veículos e equipe própria de coletores. O secretário de Serviços Públicos informa que o ideal para a execução da coleta seriam oito caminhões, meta que pretende atingir com a continuidade da administração da operação.
Com o novo veículo, Danilo Ferreira disse que já será possível rever a escala dos trabalhadores que atuam na coleta do lixo e também nas rotas, atendendo de maneira mais eficiente as necessidades da população.
|