A Secretaria de Educação da Prefeitura de Birigui realizou dois encontros formativos dedicados aos professores da Educação Infantil (creches e pré-escola) e do Ensino Fundamental. As ações que ocorreram nos dias 11 e 26 de agosto incluiu gestores, educadores e babás nível II.
Na etapa de educação Infantil os encontros tiveram como objetivo fortalecer práticas de mediação da aprendizagem e de resolução construtiva de conflitos no cotidiano escolar.
Partindo da compreensão de que o conflito é parte natural da convivência e pode se tornar oportunidade de desenvolvimento socioemocional, ambas as formações integraram fundamentos teóricos, estudo de casos fictícios pautados na realidade escolar, dinâmicas participativas e atividades práticas.
Foram discutidas estratégias para lidar com situações comuns à infância — desde disputas por brinquedos e ações agressivas até falas desconectadas e recusas em participar de atividades —, sempre com foco na escuta ativa, no respeito às necessidades individuais e na promoção de valores como empatia e cooperação.
Para os professores do ensino fundamental, o foco foram as práticas de língua portuguesa e matemática, considerando habilidades prioritárias diagnosticadas a partir das avaliações processuais de rede.
Foram discutidos com os professores aspectos essenciais da prática pedagógica, a partir de atividades de planejamento e reflexão sobre o ensino e sobre estratégias que podem impactar a aprendizagem dos estudantes.
Os resultados foram amplamente positivos: as avaliações evidenciaram a relevância dos temas, a clareza das discussões, a aplicabilidade das estratégias e o fortalecimento dos vínculos entre profissionais da rede municipal e conveniada. Palavras como “mediação”, “amor”, “escuta”, “acolhimento” “papel ativo do aluno” e propostas significativas” apareceram de forma recorrente, refletindo a sintonia entre os conteúdos apresentados e as demandas reais do cotidiano escolar.
Para a coordenação da Oficina Pedagógica, “a qualidade das trocas, a elaboração conjunta de protocolos, as orientações práticas que impactam diretamente o fazer dos profissionais nas escolas evidenciam que investir em mediação é investir no desenvolvimento integral das crianças e na valorização dos profissionais que as acompanham diariamente”.
A Secretaria de Educação de Birigui reafirma seu compromisso com a formação continuada, reflexiva e participativa, apostando em práticas que unem teoria e vivência para garantir uma educação infantil humanizada e transformadora.
|