O Centro de Tratamento e Diagnóstico Do Transtorno do Espectro Autista (CTD/TEA) de Birigui está sob o comando de uma nova empresa prestadora do serviço e uma das novidades é a ampliação da faixa etária dos autistas que podem fazer uso do serviço. O acesso se dará de maneira gradativa até alcançar crianças e adolescentes até 12 anos e 11 meses nesta primeira etapa.
A nova empresa com a a ampliação da faixa etária foi anunciada pela prefeita Samanta Borini e pelo secretário de Saúde, Roque Haroldo Bomfim, em reunião com pais no último sábado (30/08), no próprio espaço. A nova gestora, vencedora da licitação foi a empresa MedFisio.
O CTD/TEA ocupa o antigo prédio do Cemadi (Centro Municipal de Atendimento e Diagnóstico), na avenida João Cernach, 2.360, no bairro Vila Xavier.
No Centro de Tratamento e Diagnóstico são oferecidos atendimentos de fisioterapia, terapia ocupacional, psicologia, psicopedagogia e neuropediatria, além de diagnóstico.
As terapias tem como base o método ABA (Applied Behaviour Analisys), que significa Análise Aplicada do Comportamento. O principal objetivo da técnica é analisar e explicar a interação entre o ambiente, o comportamento e a aprendizagem.
O serviço teve inicio em 2023, com a abertura de 100 vagas, para crianças da faixa etária entre 3 e 7 anos, com indicação médica para acompanhamento terapêutico especial.
“Entendemos que esta é uma demanda crescente em nosso município, por isso, atendendo a um compromisso que temos com os pais de nossa cidade, estamos ampliando a faixa etária para os atendimentos. Em uma próxima etapa, a meta é ir ampliando para outras idades para amenizar a necessidade das famílias e dos autistas de Birigui”, explicou a prefeita Samanta durante a reunião.
A nova equipe gestora, assim como os profissionais que manterão o contato diário com as famílias foram apresentados. A psicóloga e supervisora do espaço, Carla Baieta, também tranquilizou as famílias que estavam no encontro. “Vocês podem ficar tranquilos, porque estamos com uma equipe completa e altamente capacitada para auxiliar as crianças nos avanços do dia a dia”, concluiu.
Fonte: Secretaria Municipal de Saúde de Birigui
Fotos: Assessoria de Comunicação
|