A Prefeitura de Birigui, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, realizou na manhã desta sexta-feira (05/09), uma reunião preparatória para a retomada das atividades do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CONSCIENTI). O encontro foi no auditório do Centro Administrativo.
Participaram da reunião os representantes de instituições de ensino, entidades de apoio ao desenvolvimento e empresários, que discutiram a relevância do conselho como instrumento de articulação para o fortalecimento do ecossistema de inovação do município.
Durante o encontro, foram apresentadas iniciativas em andamento, como, por exemplo, a Cadeia Produtiva Local – CPL Transição Energética de Birigui, no âmbito do programa SP Produz; projetos de cooperação com a USP; ações de capacitação profissional; além da participação do município em programa da Organização das Nações Unidas (ONU) voltado à gestão de resíduos, economia circular e logística reversa.
Também foi ressaltada a necessidade de recomposição da representatividade do Conselho e a definição de prioridades que alinhem ciência, tecnologia e inovação às demandas reais da indústria, do comércio e dos serviços, promovendo maior integração entre academia, setor produtivo e poder público.
FORMALIZAÇÃO
A próxima etapa será a formalização da nova composição do CONSCIENTI e a apresentação de propostas que irão nortear suas ações estratégicas nos próximos anos.
Foram convidadas para o encontro todas as entidades indicadas na última composição do Conselho, instituída pela Lei nº 6.791/2019 e nomeada por meio do Decreto Municipal nº 6.513/2019, bem como outras empresas e instituições de Birigui ligadas à área de CT&I. Atualmente, o CONSCIENTI encontra-se sem composição vigente, uma vez que o decreto que nomeou sua última formação expirou em dezembro de 2023.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Farias, ressaltou que a mobilização em torno do CONSCIENTI está alinhada ao objetivo de atrair novos investimentos, ampliar a competitividade do município e consolidar Birigui como referência regional em inovação e desenvolvimento sustentável.
A prefeita Samanta Borini destacou a importância da reunião. “A retomada e a participação ativa do Conselho de Ciência, Tecnologia e Inovação serão fundamentais para esta nova fase do desenvolvimento de Birigui”, ressaltou a chefe do Executivo.
|