|
A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Birigui realizará neste sábado, 8 de novembro, o Dia “D” de prevenção contra a dengue. A ação segue orientação do Ministério da Saúde e acontecerá, das 8h às 11h, na ETEC “Dr. Renato Cordeiro”, que fica localizada na rua Ermano Zin, 1.531, bairro Jardim Sant'ana.
As equipes da Atenção Básica (agentes comunitários) e da Divisão de Vigilância e Controle de Vetores (DVCV) estarão na escola técnica promovendo uma roda de conversa com os alunos do 1º e 2º termos do curso técnico de enfermagem.
Durante o encontro os profissionais do município irão apresentar as diretrizes usadas pela Saúde nas ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Eles também apresentarão aos estudantes as formas de abordagens durante o contato com a comunidade e a importância da vacinação, liberada gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), para crianças e adolescentes dos 10 aos 14 anos.
VACINA
A vacina contra a dengue é oferecida nas 11 UBSs de Birigui, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Para ter acesso basta procurar a Sala de Vacina destas unidades, apresentar documento de identificação e a Carteira Nacional de Vacinação da criança ou do adolescente e solicitar a aplicação. Não é necessário agendamento prévio.
O esquema vacinal inclui duas doses, sendo a segunda aplicada três meses (90 dias) após a aplicação da primeira dose. O imunizante incorporado em 2024 ao Calendário Nacional de Vacinação protege contra os quatro sorotipos do vírus da dengue e pode ser tomado inclusive por quem já teve a doença.
LIMPA BIRIGUI
A Secretaria de Saúde de Birigui em conjunto com a Secretaria de Serviços Públicos, concluiu no início desta semana mais uma etapa do Limpa Birigui.
O programa foi implementado no início de janeiro deste ano e tem previsão de ser realizado duas vezes ao ano, de forma preventiva. A ação consiste em recolher, durante período pré-estabelecido, todo e qualquer material que possa servir de criadouro para o mosquito Aedes aegypti e pragas urbanas como, por exemplo, escorpiões.
Além de contribuir com a limpeza urbana, dando a oportunidade para a população fazer o descarte correto de materiais inservíveis, o programa também visa funcionar como uma ação de saúde pública.
|