|
Foi emitido um alerta severo para Chuvas Fortes para os próximos dias, no Estado de São Paulo. Esse Alerta atinge também a região, onde o clima terá as seguintes características:
Nesta quarta-feira, 31 de dezembro de 2025, o sistema meteorológico deverá se encontrar bem afastado, não exercendo influência significativa sobre as condições atmosféricas nas Regiões de São José do Rio Preto e Araçatuba.
O padrão de tempo previsto para o dia será típico de verão, com elevação gradual das temperaturas ao longo do período. No decorrer das horas, a combinação do aquecimento diurno com a umidade proveniente da Amazônia favorecerá a formação de pancadas de chuva isoladas, que poderão vir acompanhadas de descargas elétricas, rajadas de vento e, pontualmente, queda de granizo.
Diante desse cenário meteorológico, recomenda-se atenção redobrada, especialmente em áreas de risco, devido ao potencial para transtornos localizados.
TENDÊNCIA METEOROLÓGICA:
O principal destaque para o período compreendido entre quinta-feira, 1º de janeiro, e, pelo menos, domingo, 4 de janeiro de 2026, será a lenta passagem de uma frente fria pelo Estado de São Paulo, a qual deverá permanecer estacionada ao longo da costa da Região Sudeste.
Essa configuração atmosférica poderá, inclusive, favorecer a formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), resultando em precipitações persistentes e acumulados elevados, com maior impacto na faixa leste do território paulista.
Muito cuidado para quem estiver viajando para o litoral Paulista. Para quem mora em Birigui ou estiver passando pela cidade, durante fortes chuvas evite transitar pelas seguintes localidades:
Parque do Povo; - av. José de Arruda Camargo X av. Paulo da Silva Nunes (Paineiras); av. João Cernach próximo a terceira idade; rua Francisco Galindo de Castro, nas proximidades da rua Bandeirantes; av. José Masson (entre as ruas José Paludeto e Jair Natal).
Fique alerta:
A elevação do nível da água ocorre rapidamente, não se arrisque! Procure um terreno ou andar mais alto.
Não ande ou dirija em áreas de inundação. Entrar nas águas pode resultar em ferimentos ou morte.
O que fazer antes:
É importante ter definido um lugar seguro onde você e sua família possam se abrigar. Coloque documentos e objetos de valor em sacos plásticos bem fechados e em local protegido.
Ao sinal de inundação, deixe móveis, eletrodomésticos, produtos de limpeza e alimentos fora do alcance da água. Desconecte os aparelhos elétricos da tomada. Feche portas e janelas da casa caso seja necessário o abandono, para evitar a entrada de escombros e de animais peçonhentos.
Ao evacuar uma residência, feche os registros de gás e água e, se possível, acione a companhia elétrica para desligar a luz do local.
Lembre-se de garantir a segurança também dos animais de estimação.
O que fazer durante:
Proteja a sua vida, a de seus familiares e amigos indo para um terreno ou um andar mais alto. Evite contato com águas de inundação para não contrair doenças. Não cruze pontes, ruas ou avenidas alagadas. Procure sempre um lugar elevado para estacionar. Águas de inundação são pesadas e violentas.
Mesmo que você saiba nadar, não se arrisque em travessias ou brincadeiras. Apenas 15cm de água em movimento podem derrubá-lo, e 30cm de água em movimento são suficientes para arrastar o veículo. Se estiver fora de casa, em um local seguro (escola/empresa), permaneça e avise sua família que está em segurança.
O que fazer depois:
Não volte para casa até as águas baixarem e o caminho estar seguro. Não tente passar com seu veículo por áreas interditadas. Tenha cuidado: procure por trincas e estufamento nas paredes, para verificar se sua casa não corre risco de desabar. Remova a lama e o lixo do chão, das paredes, dos móveis e utensílios e lave e desinfete os objetos que tiveram contato com as águas da inundação.
Bebidas e alimentos que tiveram contato com as águas da inundação devem ser descartados, pois podem estar contaminados. Não use equipamentos elétricos que tenham sido molhados. Após as águas baixarem, faça a limpeza usando botas e luvas de borracha. Animais peçonhentos podem estar escondidos em sua casa.
Em caso de Emergência Ligue:
199 – Defesa Civil
193 - Corpo de bombeiros
153 - Guarda Municipal
190 – Polícia Militar
LEMBRE-SE SEMPRE DE PRIORIZAR A VIDA! DEFESA CIVIL SOMOS TODOS NÓS.
|