|
Secretaria de Saúde começou a vacinar profissionais da Atenção Básica contra a dengue
A Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Birigui iniciou nesta segunda-feira (09/02), a vacinação contra a dengue destinada aos profissionais da Atenção Primária à Saúde, que atuam na linha de frente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da rede municipal.
O município recebeu um primeiro lote com 241 doses da vacina Butantan-DV, produzida pelo Instituto Butantan. Em Birigui há 535 profissionais médicos, equipe de enfermagem e agentes comunitários de saúde e endemias elegíveis para receber o imunizante.
O marco temporal da imunização ocorreu no Centro Médio de Especialidades. Neste primeiro momento, serão vacinados os profissionais com idades entre 50 a 59 anos. No entanto, à medida que mais doses forem sendo disponibilizadas, essa faixa etária será ampliada.
Para facilitar o acesso dos profissionais, a vacina da dengue já está disponível nas 11 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.
COMBATE AO MOSQUITO PRECISA CONTINUAR
A agente de saúde, Rita de Cássia Rocha, que há 10 anos atua no combate ao mosquito Aedes aegypti em Birigui, foi uma das profissionais que recebeu a vacina.
Para ela, a vacina é uma proteção importante, mas alertou que os cuidados diários contra o agente transmissor da dengue, zika e chicungunya devem continuar.
“A vacina é uma proteção a mais, mas será específica para uma faixa etária da população. Temos de lembrar todos os dias que a dengue é uma doença grave e pode inclusive levar a pessoa à morte. Então não podemos baixar a guarda”, enfatizou Rita de Cássia.
De acordo com o Ministério da Saúde, responsável pelo Programa Nacional de Imunização, a vacina Butantan-DV protege contra os quatro sorotipos da dengue e possui esquema vacinal de dose única. O imunizante irá abranger a faixa etária de 15 a 59 anos, contemplando um número maior de pessoas.
Para a faixa etária de 10 a 14 anos, Birigui conta com o imunizante Qdenga, disponível para todas as UBSs do município.
|