08/05/2026
Prefeitura está cadastrando pessoas que precisam de cadeiras de rodas para uso permanente

A Prefeitura de Birigui informa que, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está intensificando a busca ativa de pessoas que necessitam, de forma permanente, do uso de cadeira de rodas. A solicitação pode ser feita nas 11 Unidades Básicas de Saúde (UBS).

A ação é realizada por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), em parceria com o Centro Especializado em Reabilitação (CER) IV – Ritinha Prates, de Araçatuba. O objetivo é garantir acesso gratuito ao equipamento para quem realmente precisa.

Para manifestar a necessidade e participar do processo de triagem basta comparecer ou pedir que um responsável compareça à (UBS) de referência da pessoa que necessita da cadeira e solicitar a inclusão do nome na lista de interesse.

Para realizar o cadastro basta apresentar documentos pessoais, cartão do SUS, comprovante de residência e laudo médico indicando a necessidade de uso permanente do equipamento, contendo o CID.

Após o cadastro, o interessado deverá aguardar chamado para participar da triagem com especialistas do CER-IV. Durante a triagem são realizadas medições para o pedido do equipamento.

Além de cadeiras de rodas convencionais, também são dispensados equipamentos motorizados, adaptados e de banho, atendendo a necessidade do cidadão.

Na data de entrega das cadeiras os técnicos do CER-IV Ritinha Prates passam orientações detalhadas para o uso correto da cadeira de rodas, garantindo mais segurança e autonomia no dia a dia para o cidadão.

Página Anterior



Prefeitura de Birigui
Centro Administrativo Leonardo Sabioni
Rua Anhanguera, 1155 - Jardim Morumbi
CEP: 16200-067  - CNPJ - 46.151.718/0001-80

(18) 3643-6000