A Prefeitura de Birigui, por intermédio de sua Secretaria de Educação, realizará nesta terça-feira (28-10), a partir das 8h, no salão do Sinbi – Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui, o Seminário: “Autonomia, Responsabilidade, Solidariedade: valores indispensáveis para um novo educar”.
O evento é destinado aos professores da Rede Municipal de Ensino, no trabalho incessante de formação continuada. A primeira parte do encontro contará com a participação de palestrantes do Sistema Tempo de Ser, um empreendimento que promove estudos e pesquisas acerca dos fenômenos psíquicos e seu impacto no comportamento e nas relações humanas, tendo por objetivo constituir uma nova pedagogia que denomina “Educação de Essencialidades”.
Marlete Wildemberg é educadora voluntária em grupos de atividades comunitárias (ONGs) e em grupos de estudos sobre o ser humano, sobre a convivência e a busca por melhores condições sociais. Realiza trabalhos expositivos sobre variados temas, abrangendo, principalmente, as experiências do cotidiano.
Lucas da Costa é educador voluntário em grupos de atividades comunitárias e em grupos de estudos, desenvolvendo seus trabalhos em conjunto com Marlete. Realiza trabalhos expositivos sobre vários temas, abrangendo, principalmente, aspectos dos relacionamentos.
Na sequência os Professores de Birigui terão a palestra sobre “Educação Transformadora” e sobre os valores indispensáveis a esse novo educar, que será ministrada pelo Prof. José Pacheco.
JOSÉ FRANCISCO DE ALMEIDA PACHECO
Educador e conferencista licenciado em Ciências da Educação, Mestre em Educação da Criança pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Foi professor na Escola da Ponte, em Vila das Aves, Portugal, tendo, ao longo desse período também ocupado cargos de gestão (Diretor de Escola e Coordenador Pedagógico). Trabalha com a Formação de professores e de formadores, tendo atuado como Diretor de Centro de Formação, Investigador (IIE, FPCE-UP e Instituto Paulo Freire), Professor da Escola Superior de Educação do Porto, Consultor de Formação, membro do Conselho Nacional de Educação. Atuou na Coordenação de atividades científicas e pedagógicas, dentre eles o Projeto “Fazer a Ponte” (primeiro prêmio do concurso “Experiências Inovadoras no Ensino”), Projetos de formação de professores no âmbito de reformas curriculares, Projeto de investigação sobre “Círculos de Estudos” – Universidade do Porto, Projeto “Envolvimento dos pais na educação”, Projeto “Educação para Todos e Excelência Académica” desenvolvido no Instituto Paulo Freire, dentre outros em parceria com universidades da Islândia, da Espanha e da Áustria. É autor de vários artigos e livros, dentre os quais destacamos “Quando eu for grande, quero ir à Primavera”, “Sozinhos na escola”, “Caminhos para Inclusão”, “Escola da Ponte”, “Pequeno dicionário de absurdos em educação”, “Pequeno dicionário das utopias da Educação”, “Dicionário de Valores”.
Conhecido mundialmente, o Prof. português José Pacheco atualmente vive no Brasil, onde apoia o desenvolvimento de escolas livres, como, por exemplo, o ‘Projeto Âncora”, em São Paulo.
|