12/11/2014
Prefeitura recebe área da União Federal e apresenta Projeto “Parque da Estação”

Na manhã desta quarta-feira (12.11), foi realizada uma emocionante cerimônia de assinatura do Termo de Cessão da área da extinta RFFSA à Prefeitura de Birigui.

O evento foi um verdadeiro resgate da história de Birigui.

Além do Prefeito Pedro Bernabé, integraram a mesa para assinatura do termo: a Secretária do Patrimônio da União Sra. Cassandra Maroni Nunes, o Presidente da Câmara Municipal Sr. Paulo Roberto Bearari, a Superintendente Regional da SPU em São Paulo Sra. Ana Lúcia dos Anjos, a Juíza da Vara do Trabalho de Birigui Dra. Jaide Souza Rizzo, o Secretário de Negócios Jurídicos Dr. Glauco Peruzzo Gonçalves e o Secretário de Obras Sr. Rubens Franco da Silveira.

O saguão do Paço Municipal estava lotado com a presença de demais autoridades, vários Vereadores, Secretários Municipais, servidores e munícipes em geral.

A Sra. Cassandra Maroni Nunes, que é biriguiense, fez um discurso emocionante, lembrou do seu avô Sr. Nicolau da Silva Nunes, fundador da cidade de Birigui e da recente perda de sua mãe a Profa. Hebe Maroni Nunes. E, também, anunciou que as locomotivas solicitadas pelo Prefeito ao DNIT, tinham sido autorizadas para integrarem o Projeto do futuro Parque da Estação.

O Prefeito Pedro Bernabé mencionou que: “O Município de Birigui, fundada pelo Sr. Nicolau da Silva Nunes, surgiu a partir da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, construída no início do último século. Tornou-se um elo de interligação com as principais cidades do interior do Estado e com a capital São Paulo, integrando a vida e a lembrança do povo de nossa terra”.

Na sequência do discurso, o Prefeito complementou: “Pela importância do seu avô, da sua mãe e de todo trabalho e esforço realizado pela Sra. Cassandra, peço o apoio dos vereadores, porque nada mais justo que o futuro Parque da Estação, que apresentamos o projeto hoje, tenha o nome de sua mãe, a Profa. Hebe Maroni Nunes“.

Consta do termo de cessão, que A União Federal cede a área para a Prefeitura Municipal de Birigui para preservação e manutenção do imóvel, além de sua utilização com a implantação do Projeto Municipal “REVITALIZAÇÃO COMPLEXO ESTAÇÃO FERROVIÁRIA” e, com o cumprimento até a conclusão do processo de incorporação do imóvel ao patrimônio imobiliário federal, com a oportuna assinatura do contrato de destinação para entrega definitiva.

A previsão do Município é iniciar as obras do projeto em 2015 para revitalização da referida área, com a finalidade de oferecer uma melhor qualidade de vida para a população local e regional, bem como resgatar parte da história da cidade para as futuras gerações.