A Secretaria de Saúde promove até a próxima sexta-feira (13/03), a Campanha de Intensificação de Busca Ativa de Sintomático Respiratório para Tuberculose. O trabalho, que acontece em Birigui, e simultaneamente em todo o Estado de São Paulo, visa combater e prevenir a doença. A ação é realizada em lembrança ao Dia Mundial da Tuberculose (24 de março).
Conforme a Vigilância Epidemiológica, a intensificação é feita nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município. Todas as pessoas que apresentam tosse há mais de três semanas devem procurar um dos nove postos de saúde para atendimento, orientação e coleta de material necessário para a realização da baciloscopia – exame que detecta a tuberculose. A meta da campanha é colher 100 amostras.
Em 2014, foram diagnosticados 21 casos de tuberculose em Birigui. Neste ano, a administração contabiliza, até o momento, um caso da doença. Todos os casos positivos da doença serão encaminhados para o tratamento adequado, oferecido gratuitamente pela rede municipal de Saúde. A vigilância reitera que a busca ativa de possíveis portadores de tuberculose é uma ação realizada durante todo o ano nas UBSs.
DOENÇA
A tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada por uma bactéria que atinge principalmente os pulmões, mas que também pode afetar outros órgãos do corpo. A doença pode levar a óbito, mas tem cura desde que seja diagnosticada precocemente. Quanto mais cedo é interrompida a cadeia de transmissão da doença, menor são os riscos de transmissibilidade, que ocorre de pessoa para pessoa.
Comunicação Prefeitura
Texto: Rafael Lopes
|