A Prefeitura de Birigui e o Rotary Club uniram forças para orientar a população e fazer um apelo solicitando apoio no combate à dengue. Trata-se da campanha “Rotary Unido Contra a Dengue”, que visa contribuir com o Executivo na conscientização e envolvimento dos biriguienses na luta contra o mosquito Aedes aegypti, o transmissor da doença.
O prefeito Pedro Bernabé, os secretários municipais e vários profissionais da Secretaria Municipal de Saúde estarão presentes na ação que acontecerá neste sábado, dia 18 de março, a partir das 9h, em frente à Igreja Matriz (Praça Dr. Gama).
“Estaremos com faixas, distribuindo panfletos e fazendo abordagem pessoal. A finalidade é conscientizar e informar a população sobre o quadro alarmante dos casos de dengue em Birigui”, falou o membro do Rotary Club XIX de Abril, Paulo Livramento.
Na manhã desta quinta-feira, dia 16 de abril, o prefeito de Birigui esteve reunido com profissionais do IEC (Integração, Educação e Comunicação) da Secretaria Municipal de Saúde, para acertar os detalhes da ação. “É uma honra receber o apoio do Rotary. Esta entidade é muito séria e ética. Ganhamos um ótimo aliado no combate a esta doença que atinge todos os municípios do Brasil”, comentou o prefeito Pedro Bernabé.
Estarão presentes na atividade os membros do Rotary Club de Birigui XIX de Abril, Rotary Club Birigui Cidade Pérola e Casa da Amizade Rotary Club. Além do prefeito, dos secretários e profissionais da Saúde, também participam da ação os profissionais da Secretaria Municipal de Segurança Pública, já que a Guarda Municipal e o Departamento de Trânsito estarão atuando em parceria.
A parceria entre Rotary e Prefeitura de Birigui surgiu após palestras realizadas pelos profissionais da Saúde na entidade. O educador de saúde Marco Antônio Sanchez e o veterinário Ricardo Antônio Oliveira, chefe do CCVZ (Centro de Controle de Vetores e Zoonoses), estiveram na sede do Rotary Club XIX de Abril em março deste ano. “Acreditamos que esta união trará benefícios para os moradores de Birigui, já que temos que estar atentos em relação a dengue”, comentou o educador.
NÚMEROS
Conforme orientação da Secretaria de Estado da Saúde, os casos notificados da dengue são contabilizados por semanas epidemiológicas, que se iniciam sempre na 27ª semana (último domingo de junho) de um ano, e terminam na 52ª semana (último sábado de junho) do ano seguinte. O monitoramento por semanas epidemiologias é utilizada pelo estado como termômetro para saber como será a situação da dengue no ano subsequente.
Portanto, atualmente Birigui está na semana 16 de 2015. Então, de junho de 2014 até o momento, a Secretaria Municipal de Saúde registrou 1.405 casos positivos de dengue e 3.414 notificações. Fora o ano dengue, os números deste ano (janeiro até 16 de abril) são 1.138 casos confirmados e 3.010 notificações.
Comunicação Prefeitura
Texto: Tiago Lotto e Rafael Lopes
|