07/05/2015
Birigui é a única cidade da região entre os 20 municípios que mais geraram empregos em 2015

Birigui está entre os 20 municípios do Brasil que mais geraram empregos nos três primeiros meses de 2015. De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, o país fechou os três primeiros meses do ano com o saldo negativo no balanço de geração de empregos. Até março, o país perdeu mais de 50 mil postos de trabalho.

Na contramão desta tendência, 20 cidades fecharam o primeiro trimestre deste ano com um saldo positivo na criação de novas vagas. Dos 5.570 municípios do Brasil, a cidade que mais ofertou vaga este ano foi Franca, com 6.083 novos postos. São Paulo aparece em segundo na lista, com 5.706 novos empregos. Birigui está na 14ª posição, com 1.637 novas vagas de trabalho, a única da região que aparece na lista.

Os números foram divulgados recentemente pelo Caged (Cadastro Geral de Empregos e Desempregados), do Ministério do Trabalho e Emprego.

Em março, segundo o Caged, 19 mil vagas foram criadas no Brasil, porém o número não foi suficiente para recompor os postos fechados nos dois meses anteriores. Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontam que em um ano, 280 mil pessoas entraram na fila do desemprego no Brasil. A expectativa do governo é que o país volte a gerar empregos a partir do segundo semestre do ano. Vale lembrar que os dados do Caged de 2014 também apontou Birigui entre os 20 municípios que mais criaram vagas de emprego nos três primeiros meses do ano passado.

Para o prefeito Pedro Bernabé, Birigui é uma cidade empreendedora e isso ajuda na criação de novos postos de trabalho. “Nosso trabalho visa o bem comum. Buscamos realizar ações que promovam inovações em variados setores. Penso que o empreendedorismo é o principal fator promotor do desenvolvimento econômico e social de nosso município”, falou o chefe do Executivo, destacando, ainda, que o setor público atua em parceria com o setor privado.

O prefeito disse ainda que Birigui, como as demais cidades do Brasil, atravessa um momento delicado na economia. No entanto, a diferença está na atitude, na forma de encarar esse momento. “Birigui é consolidada nos segmentos de calçados, móveis, metalurgia e aquecedores solares, e o espírito empreendedor de seu povo é o diferencial”, frisou.

AÇÕES

Variadas ações e variados projetos da Prefeitura de Birigui contribuem para que o município seja um gerador de novos postos de trabalho. A Sedecti (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação) visa dar apoio à população, aos empresários e principalmente aos pequenos e médios empreendedores oferecendo variados serviços, como o Agiliza Birigui, o Banco do Povo, o PAE (Posto de Atendimento ao Empreendedor), o PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), a Via Rápida Empresa e o recente Balcão de Oportunidades, que tem como principal objetivo prestar atendimento aos cidadãos que buscam oportunidades de negócios, empregos e cursos de qualificação e capacitação.

“Por meio deste projeto, o currículo do interessado é cadastrado, através de sistema próprio, no site da prefeitura. O candidato passa por triagem e seu currículo é enviado para as empresas interessadas, conforme a solicitação de perfil das mesmas”, explicou o prefeito Pedro Bernabé.

Todas essas ações são projetos baseados no trinômio: “desburocratização/fomento/desenvolvimento”, destinadas ao fortalecimento da economia local, centralizando em um só lugar serviços nas áreas da formalização de empresas, na capacitação e gestão empresarial e profissional, na orientação sobre financiamentos, microcrédito orientado, entre outros.

Em 2014, a Prefeitura de Birigui também reativou a Comissão Municipal de Emprego, que há 10 anos estava desativada. A comissão conta com a participação do setor público e privado, contribuindo, também, com a geração de novas vagas de trabalho.

Texto: Tiago Lotto

Foto: Rafael Lopes