31/07/2015
Prefeitura quer ampliar atendimento do Cejusc; Comitiva fez a solicitação em Araçatuba

Uma comitiva de Birigui esteve no Cejusc (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania) de Araçatuba para solicitar um novo local de atendimento do órgão do Tribunal de Justiça de São Paulo. Atualmente o Cejusc Birigui atende no Fórum. A meta é que o órgão tenha um prédio próprio, onde poderá melhor atender a população biriguiense.

O Juiz Diretor do Fórum de Araçatuba, Dr. Nilton Santos Oliveira, coordenador do Cejusc, e a chefe do Cejusc Araçatuba, Elaine Volpe Esgalha Bento, receberam o prefeito de Birigui, Pedro Bernabé, e os secretários municipais Dr. Glauco Peruzzo (Negócios Jurídicos), Silvia Mestriner (Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação) e Tiago Contador (Comunicação).

Também fizeram parte da comitiva o Juiz da 1ª Vara do Fórum de Birigui e coordenador do Cejusc Birigui, Dr. Roberto Soares Leite, a chefe do Cejusc Birigui, Izilda Sakaguchi, o presidente do Sinbi, Antenor Marques, o presidente da Acib, Maurício Pazian, e o diretor do Sesi Birigui, Ataliba Mendonça. Dr. Roberto foi o responsável pelo agendamento do encontro.

“Explicamos aos magistrados que o Cejusc Birigui conta com um local pequeno dentro do prédio do Fórum. Estamos estudando como ampliar o atendimento”, falou o prefeito Pedro Bernabé. Os esforços para que o Cejusc Birigui tenha um prédio próprio começaram logo no início da gestão do prefeito Pedro Bernabé, quando o secretário de Negócios Jurídicos, Dr. Glauco Peruzzo, esteve reunido com o coordenador do Cejusc Birigui, Dr. Roberto Soares Leite, e com a chefe do Cejusc Birigui, Izilda Sakaguchi

O Cejusc é o local onde o cidadão pode buscar gratuitamente a solução de conflitos por meio de acordo com a parte contrária em sessões realizadas por conciliadores e mediadores, orientados e supervisionados por um juiz. O objetivo é que as demandas sejam resolvidas antes de se transformarem em ações judiciais.

“Temos um espaço apertado dentro do Fórum de Birigui. Exatamente por isso estamos pleiteando um local apropriado, como o existente em Araçatuba. A população de Birigui merece um Cejusc moderno, que funcione como um braço atuante do Fórum”, falou o coordenador do Cejusc Birigui, Dr. Roberto Soares Leite.

O presidente do Sinbi, Antenor Marques, sugeriu uma união. “Podemos estudar uma parceria, onde a Prefeitura de Birigui entraria com o prédio e mão de obra e os demais envolvidos providenciariam os materiais”, falou na reunião.

Para o Diretor do Fórum de Araçatuba, Dr. Nilton Santos Oliveira, a parceria é possível. “Fizemos vários convênios e temos vários parceiros para manter o Cejusc Araçatuba. Acredito que o pleito de Birigui é justo. Estamos dispostos a colaborar”, falou o juiz.

O prefeito Pedro Bernabé disse que irá agendar uma reunião com as secretarias de Obras, Finanças e Negócios Jurídicos. A meta é adaptar uma casa, de preferência no centro da cidade, para que o Cejusc possa atender os munícipes.

Texto e fotos: Tiago Lotto

A Rádio Prefeitura ouviu os juízes Dr. Nilton Santos Oliveira, Diretor do Fórum de Araçatuba, e Dr. Roberto Soares Leite, juiz da 1ª Vara do Fórum de Birigui e coordenador do Cejusc Birigui. Ouça abaixo.

Sonora:
Baixar Som