08/09/2015
Prefeitura de Birigui entrega carro zero-quilômetro a ganhador da campanha de adimplência do IPTU

O prefeito Pedro Bernabé entregou na tarde desta terça-feira (8 de setembro) ao cortador de calçados Tiago Rogério Grijota, morador do bairro Thereza Maria Barbieri, o carro zero-quilômetro da campanha de adimplência do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). O ganhador levou para casa um Celta 1.0 prata, quatro portas, com ar-condicionado e direção hidráulica. Como prometido, a empresa que realizou o sorteio abasteceu o veículo, que saiu com tanque completo.

A entrega ocorreu no Paço Municipal e foi acompanhada pelo secretário de Administração, Edson Narciso Lopes, e pelo secretário adjunto da pasta, Marcelo Marques da Silva. A campanha foi instituída pelo prefeito Pedro Bernabé com o objetivo de valorizar os cidadãos que pagam corretamente o IPTU e estimular os munícipes a pagarem o imposto em atraso, diminuindo, assim a inadimplência no município.

Sem esconder a alegria, Grijota disse que custou a acreditar que era o premiado. Ele também contou que o prêmio veio em boa hora. “Pela atual situação econômica, não teria condições de comprar um carro. Estou muito feliz, pois este veículo será muito útil para minha família”, afirmou o ganhador, ao ressaltar que faz questão de cumprir seu papel de cidadão pagando todo o ano o IPTU em dia.

ARRECADAÇÃO

Bernabé parabenizou o cortador de calçados pelo conquista e o exemplo de cidadania. Ele também falou da importância do imposto ao município. “Estamos vivendo uma crise financeira que está afetando todo o País. A arrecadação e os repasses governamentais caíram drasticamente, então é necessário que a população pague seus impostos em dia, pois é com a arrecadação que conseguimos levar para os bairros asfalto, saúde, educação, entre outros serviços necessários para a qualidade de vida dos munícipes”.

Os contribuintes com o IPTU atrasado podem parcelar o débito total em até 72 vezes. As famílias cadastradas no CadÚnico e que tenham renda familiar de até três salários mínimos mensais podem fazer o parcelamento em até 200 vezes, conforme a lei 5.857/2014. Informações podem ser obtidas na Secretaria de Finanças, na rua Oswaldo Cruz, 146, Centro, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h.

SORTEIO

O sorteio público do carro aconteceu no dia 8 de agosto na praça Dr. Gama. Alguns números válidos sorteados foram descartados por serem de contribuintes inadimplentes, que automaticamente perderam o veículo. Foram 11 numerações verificadas para chegar ao ganhador. Todo o processo foi fiscalizado pela comissão organizadora da Prefeitura e auditado pelo Procon.

Participaram da promoção todos os proprietários ou possuidores de imóveis (inclusive locatários), que quitaram o imposto tanto à vista quanto parcelado, inscritos no cadastro municipal até o dia 31 de maio deste ano, e que não tinham dívidas com o Tesouro Municipal até o dia 31 de julho. Munícipes isentos e os inadimplentes, bem como prefeito, vereadores, servidores de comissão não concorreram ao prêmio.

Texto e fotos: Rafael Lopes