06/11/2015
Prefeito recebe aluna medalhista de bronze na 18ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

O prefeito Pedro Bernabé recebeu na manhã desta sexta-feira (06), no Paço Municipal, a aluna do 5º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Profª Geni Leite da Silva, Sarah Brettes Marrecas Ramos, medalhista de bronze na 18ª OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica). Também estiveram presentes a secretária de Educação, Sônia Regina Guaraldo e a diretora da Escola Municipal Profª. Geni Leite da Silva, Aurea Esteves Serra.

A olimpíada contou com a participação de 9.552 escolas de todo o Brasil, num total de 838.156 alunos. “É um orgulho muito grande para toda cidade e uma felicidade fazer parte deste momento importante e ver o crescimento de nossas crianças com a educação municipal, graças a dedicação dos funcionários da Secretaria de Educação e apoio dos pais”, destacou o prefeito Pedro Bernabé.

A OBA é um evento realizado por uma comissão de astrônomos profissionais pertencentes à SAB (Sociedade Astronômica Brasileira) e por engenheiros da AEB (Agência Espacial Brasileira). A competição é aberta à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, para alunos do 1º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio.

A olimpíada ocorre totalmente dentro da própria unidade escolar do participante e tem uma única fase. A participação dos alunos é voluntária e não há obrigatoriedade de número mínimo ou máximo. Ao final, todos recebem certificado de participação, bem como os professores envolvidos nos processos e também os diretores escolares.

Os alunos biriguienses participantes da OBA contaram com o apoio do IFSP - Birigui (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia), por meio do professor Deidimar Alves Brissi e seus alunos e com a supervisão da professora, representante da Escola Municipal Profª Geni Leite da Silva, Raquel Santos Casarini.

Texto e Fotos: Alex Brasileiro