15/12/2015
Secretaria de Educação de Birigui promove encontro para discussão da Base Nacional Comum Curricular

A Secretaria Municipal de Educação de Birigui promoveu na última segunda-feira (14 de dezembro) um encontro com representantes da rede de ensino de sete municípios da região para discussão do texto preliminar da BNCC (Base Nacional Comum Curricular). A meta do governo federal é divulgar a versão final do texto até junho de 2016.

O documento, elaborado sob a coordenação do MEC (Ministério da Educação), definirá os conhecimentos e habilidades essenciais aos quais todos os estudantes têm o direito de aprender, ano a ano, desde o ingresso na educação infantil até o final do ensino médio. Trata-se de um importante instrumento de gestão pedagógica para as instituições de educação básica do país.

CURRÍCULO

“A BNCC é o documento que vai detalhar quais são os elementos fundamentais que precisam ser ensinados em comum em Matemática, Linguagens e nas Ciências da Natureza e Humanas nas escolas do país. Desta forma, as famílias poderão participar e acompanhar mais de perto a vida escolar de seus filhos”, explicou a secretária de Educação de Birigui, Sônia Regina Guaraldo.

Participaram do encontro cerca de 60 profissionais, entre eles, dirigentes da rede municipal de ensino de Bilac, Braúna, Buritama, Clementina, Coroados, Lourdes e Piacatu, além de gestores das escolas municipais, dos CEIs (Centros de Educação Infantil) e membros do Conselho Municipal e Educação e Conselho do Fundeb de Birigui. A reunião foi na casa de Cultura Cristina Calixto.

PROPOSTAS

Segundo Sônia, as propostas elencadas durante o encontro serão cadastradas no portal basenacionalcomum.mec.gov.br, como sugestão para o texto final da BNCC, que está prevista no PNE (Plano Nacional de Educação). Após a consulta pública, o documento passará pelo parecer do Conselho Nacional de Educação. Segundo o MEC, o documento vai ajudar a orientar a construção do currículo das mais de 190 mil escolas de educação básica, públicas ou particulares

Texto: Rafael Lopes