10/02/2016
Lei Valentina: Postos de Saúde e Pronto-Socorro iniciam testes de glicemia contra diabetes infantil

As nove UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e o Pronto-Socorro Municipal de Birigui já estão realizando os testes de glicemia capilar em crianças de zero a seis anos, 11 meses e 29 dias. O exame é gratuito e obrigatório na rede pública, bem como na rede privada de saúde do município, conforme previsto na Lei Valentina.

Seu objetivo é detectar de forma precoce o diabetes tipo 1, mais comum no público infantil. A lei 6.124/2015, sancionada pelo prefeito Pedro Bernabé, é aplicada na rede municipal de saúde em parceria com a ADJ (Associação de Diabetes Juvenil da Região Noroeste Paulista). Ela foi batizada em homenagem a Valentina de Oliveira França, que faleceu em abril de 2013, com apenas 1 ano e 9 meses, vítima da doença.

Os testes devem ser realizados mensalmente durante a consulta médica ou aplicação de qualquer vacina. Caso o resultado ultrapasse o nível de 200 mg/dl (miligramas de glicose por decilitro de sangue), a criança será encaminhada no mesmo dia para o pediatra da unidade ou o endocrinologista da ADJ para a investigação. Comprovada a doença, o tratamento será iniciado imediatamente pela associação.

Para a secretária de Saúde, Andrea Benvenuta Antonio, a nova lei tem o foco preventivo e educativo. “Com o diagnóstico precoce podemos evitar a ocorrência de complicações de saúde por uma doença que tem tratamento”, disse. A gerente da ADJ, Cláudia Terensi, completou que a prevenção é importante, pois “evita gastos com internações e até óbitos por conta da doença”.

PARCERIA

A ADJ capacitou enfermeiros e técnicos de enfermagem dos postos de saúde e pronto-socorro para realizarem os testes chamados destro, por meio do qual é feito um pequeno furo no dedo polegar da criança e coletada uma gota de sangue para análise. Conforme a parceria firmada com a Prefeitura, a associação doa parte das tiras e lancetas necessárias para o exame e também fará o tratamento dos pacientes da rede pública diagnosticados com a doença . A administração municipal arcará com demais materiais para os testes.

DIABETES

O diabetes tipo 1 é causada pela destruição das células produtores de insulina, em decorrência de defeito do sistema imunológico, segundo o Ministério da Saúde. Os principais sintomas da doença em crianças são: vontade de urinar diversas vezes; fome frequente; perda de peso de 3 a 5 kg e vômito. A doença se assemelha a uma virose, por isso, é importante fazer o teste como prevenção. O diabetes provoca complicações graves que podem levar à morte, se não tratado corretamente.

Texto e foto: Rafael Lopes