24/03/2016
Carnês do IPTU 2016 começam a ser distribuídos pela Prefeitura de Birigui; vencimento é no dia 29

Os mais de 50 mil carnês de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) de 2016 começaram a ser distribuídos nesta quinta-feira (24 de março) pela Prefeitura de Birigui. O pagamento pode ser feito à vista ou parcelado em três vezes, ambos com descontos, ou em até dez vezes. O vencimento da primeira parcela é no próximo dia 29.

Servidores municipais estão fazendo a entrega dos carnês casa a casa. A distribuição acontecerá também amanhã (feriado) e no final de semana. Caso o morador não seja encontrado no imóvel, o carnê será deixado na caixa de correio. Aqueles que porventura não receberem o carnê devem retirá-lo na Secretaria de Finanças a partir de segunda-feira (28).

Conforme o secretário interino de Finanças, José Antero dos Santos Neto, a correção do IPTU foi de 9,49%, que corresponde à inflação acumulada do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) no período de outubro de 2014 a setembro de 2015. O valor lançado do imposto neste ano é de aproximadamente R$ 33,3 milhões.

DESCONTOS

O contribuinte pode optar pelo pagamento do imposto à vista com desconto de 7% ou em até três vezes com 3,5% de desconto. Outra alternativa é o pagamento em dez vezes, mas sem direito a benefícios. O boleto pode ser pago em casas lotéricas e agências bancárias até o vencimento. A parcela única ou a primeira prestação vence no dia 29. As demais serão sempre no dia 10 de cada mês.

O boleto da cota única ou da primeira parcela do imposto pode ser emitido também no site oficial da Prefeitura – www.birigui.sp.gov.br. Basta clicar no banner “IPTU 2016” disponível na parte inferior da página. Em seguida, clicar no item “pesquisa débitos imóvel” e digitar a inscrição e o IdFísico do imóvel, que podem ser consultados em carnês passados. Depois é só escolher a forma de pagamento e imprimir.

SERVIÇO

A Secretaria Municipal de Finanças fica na rua Oswaldo Cruz, 146, Centro. O atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30. Informações: (18) 3643-6140.

Texto: Rafael Lopes