29/03/2016
Prefeitura prorroga data de vencimento do IPTU 2016 e da Taxa de Bombeiros para dia 7 de abril

A Prefeitura de Birigui prorrogou a data de vencimento do pagamento à vista ou da primeira parcela do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e da Taxa de Bombeiros para o dia 7 de abril. O decreto 5.583 alterando o prazo para quitar o imposto e a taxa será publicado nesta quarta-feira (30 de março) no Diário Oficial do município. Os descontos previstos estão mantidos.

A prorrogação foi necessária porque a gráfica contratada pelo município atrasou a confecção de parte dos carnês, prejudicando a distribuição. Inicialmente, o vencimento seria nesta terça-feira (29). O secretário de Finanças, José Antero dos Santos Neto, informou que a entrega dos carnês feita casa a casa por servidores será concluída até o final desta semana.

NOVO BOLETO

Para efetuar o pagamento da parcela o contribuinte pode emitir o boleto no site oficial da Prefeitura (www.birigui.sp.gov.br). Para isto, basta clicar no banner “IPTU 2016” disponível na parte inferior da página (ou clique aqui). Em seguida, clicar no item “pesquisa débitos imóvel” e digitar o número de inscrição e o IdFísico do imóvel, que podem ser consultados em carnês anteriores.

Outra possibilidade é solicitar pessoalmente o novo boleto na Secretaria Municipal de Finanças, na rua Oswaldo Cruz, 146, Centro. O atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30. Dúvidas e outras informações podem ser obtidas pelo telefone (18) 3643-6140.

DESCONTOS

Os contribuintes que quitarem o imposto em parcela única têm 7% de desconto. Existe também a opção de recolher o IPTU em três vezes com desconto de 3,5%. Já os moradores que não optarem por essas condições podem dividir o débito em dez vezes, sem desconto. O pagamento pode ser efetuado em qualquer agência bancária ou casas lotéricas até a nova data de vencimento.

Neste ano foram emitidos 51.378 carnês. O imposto foi corrigido em 9,49%, que corresponde à inflação acumulada do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) no período de outubro de 2014 a setembro de 2015. O valor lançado do IPTU 2016 é de aproximadamente R$ 33,3 milhões.

Texto: Rafael Lopes